i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

6 passos para fazer a limpeza pós-obra sem causar estragos

  • PorStephanie D'Ornelas*
  • 22/05/2018 08:28
Fim de ano é sempre um momento de organização para fechamento do ciclo. Foto: Bigstock
Fim de ano é sempre um momento de organização para fechamento do ciclo. Foto: Bigstock| Foto:

Obras e reformas residenciais costumam ser bastante cansativas. E quando tudo parece finalmente pronto, chega a última fase: a limpeza. Poeira, respingos de tinta, cimento e resíduos de materiais como látex e gesso espalhados pela casa são alguns dos inconvenientes mais comuns. A partir daí, há duas opções: contratar uma empresa especializada para fazer a faxina ou colocar as próprias mãos na massa. Caso você escolha a última opção, é preciso tomar alguns cuidados para não danificar móveis, pisos e revestimentos.

“Os produtos ácidos, normalmente utilizados para remover gorduras e manchas, estão entre os que causam maiores danos, tirando o brilho de alguns tipos de revestimentos ou causando manchas em metais”, informa a rede de prestação de serviços de limpeza Maria Brasileira.

Após uma obra em casa, poderá ser necessário o uso de produtos para limpeza profissional, que retirem manchas e resíduos. Foto: Pexels
Após uma obra em casa, poderá ser necessário o uso de produtos para limpeza profissional, que retirem manchas e resíduos. Foto: Pexels

Quando há resíduos de difícil remoção, é preciso utilizar produtos mais fortes e concentrados do que os usados na limpeza doméstica do cotidiano. Para facilitar, você pode investir em itens como removedores, desincrustantes, lixa química e produtos específicos para limpeza de manchas e rejuntes. Os produtos profissionais devem ser utilizados com cautela após a atenta leitura das instruções e recomendações no rótulo.

Garantir a segurança sua e de sua família é essencial: providenciar luvas, óculos e máscaras de proteção antes de usar os produtos de limpeza pesada. Essas substâncias são tóxicas e podem causar ferimentos em contato com a pele. Na hora da limpeza, mantenha os ambientes sempre bem ventilados.

Confira nossas dicas para realizar a limpeza pós-obra no capricho:

Primeiros passos

Antes de tudo, é preciso fazer a “limpeza grossa”, tirando todo o lixo e restos de materiais que sobraram da obra. Depois disso, o ideal é realizar uma lavagem geral dos cômodos com água, detergente neutro, pano e escova. Comece a limpeza do fundo da casa até a entrada. Os cômodos devem ser limpos de cima para baixo, do teto para as paredes, deixando o chão para o final.

Avalie cada local e separe produtos, utensílios e máquinas que serão usadas, como lavadoras de alta pressão, aspiradores e enceradeiras. Em alguns casos, pode ser necessário uma escada para alcançar os pontos mais altos da casa.

“A limpeza mais minuciosa deve ser iniciada pelos cantos dos cômodos e caminhar para o centro. Caso a pessoa não consiga retirar uma mancha ou resíduo, ela não deve forçar, mas apenas marcar o local para depois voltar na área. Pode-se utilizar como apoio uma espátula, mas tomando cuidado para não danificar o revestimento”, explicam os especialistas da empresa Maria Brasileira.

Sem manchas de tinta

Tirou o jornal do chão após a pintura e percebeu respingos de tinta? Para retirar as manchas secas você pode utilizar removedores de tinta, encontrados em lojas especializadas. É preciso checar se o produto é adequado ao tipo de material do seu piso para não causar manchas ainda maiores. Utilizando luvas, aplique o produto somente nas áreas afetadas. Para evitar danos, você pode misturar o removedor com água e detergente líquido. Assim, o produto ficará menos agressivo. Se a tinta usada for a base de água, o procedimento é mais simples: basta esfregar o piso com um pano úmido.

Sujou a parede recém-pintada?

Caso alguma parede recém-pintada suje com as movimentações comuns de fim de obra e transporte de móveis, utilize somente um pano umedecido com água para limpar, sem produtos químicos.

Vidros brilhando

Para deixar as janelas brilhando, limpe os vidros a partir dos cantos, onde normalmente ficam depositados os resíduos. Se a esquadrilha for de alumínio, não utilize produtos ácidos, pois eles irão manchar a superfície. Opte por água e detergente neutro.

O fim da poeira

É inevitável que todo o pós-obra resulte em muita poeira. Este é o resíduo mais fácil de limpar, pelo menos: esfregue os chãos e paredes com uma solução de água e sabão em pó. Um aspirador também pode ajudar na tarefa. Para remover a poeira dos móveis, um pano úmido com água é suficiente.

Espelhos e lustres luzindo

Se lustres e espelhos ficarem com gotas de tinta látex, limpe com um pano úmido com multiuso. Caso essas superfícies tenham sido salpicadas por tinta esmalte, deve-se usar removedores específicos.

*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.