Organização

6 passos para fazer a limpeza pós-obra sem causar estragos

Stephanie D'Ornelas*
22/05/2018 14:28
Thumbnail

Fim de ano é sempre um momento de organização para fechamento do ciclo. Foto: Bigstock

Obras e reformas residenciais costumam ser bastante cansativas. E quando tudo parece finalmente pronto, chega a última fase: a limpeza. Poeira, respingos de tinta, cimento e resíduos de materiais como látex e gesso espalhados pela casa são alguns dos inconvenientes mais comuns. A partir daí, há duas opções: contratar uma empresa especializada para fazer a faxina ou colocar as próprias mãos na massa. Caso você escolha a última opção, é preciso tomar alguns cuidados para não danificar móveis, pisos e revestimentos.
“Os produtos ácidos, normalmente utilizados para remover gorduras e manchas, estão entre os que causam maiores danos, tirando o brilho de alguns tipos de revestimentos ou causando manchas em metais”, informa a rede de prestação de serviços de limpeza Maria Brasileira.
Após uma obra em casa, poderá ser necessário o uso de produtos para limpeza profissional, que retirem manchas e resíduos. Foto: Pexels
Após uma obra em casa, poderá ser necessário o uso de produtos para limpeza profissional, que retirem manchas e resíduos. Foto: Pexels
Quando há resíduos de difícil remoção, é preciso utilizar produtos mais fortes e concentrados do que os usados na limpeza doméstica do cotidiano. Para facilitar, você pode investir em itens como removedores, desincrustantes, lixa química e produtos específicos para limpeza de manchas e rejuntes. Os produtos profissionais devem ser utilizados com cautela após a atenta leitura das instruções e recomendações no rótulo.
Garantir a segurança sua e de sua família é essencial: providenciar luvas, óculos e máscaras de proteção antes de usar os produtos de limpeza pesada. Essas substâncias são tóxicas e podem causar ferimentos em contato com a pele. Na hora da limpeza, mantenha os ambientes sempre bem ventilados.
Confira nossas dicas para realizar a limpeza pós-obra no capricho:

Primeiros passos

Antes de tudo, é preciso fazer a “limpeza grossa”, tirando todo o lixo e restos de materiais que sobraram da obra. Depois disso, o ideal é realizar uma lavagem geral dos cômodos com água, detergente neutro, pano e escova. Comece a limpeza do fundo da casa até a entrada. Os cômodos devem ser limpos de cima para baixo, do teto para as paredes, deixando o chão para o final.
Avalie cada local e separe produtos, utensílios e máquinas que serão usadas, como lavadoras de alta pressão, aspiradores e enceradeiras. Em alguns casos, pode ser necessário uma escada para alcançar os pontos mais altos da casa.
“A limpeza mais minuciosa deve ser iniciada pelos cantos dos cômodos e caminhar para o centro. Caso a pessoa não consiga retirar uma mancha ou resíduo, ela não deve forçar, mas apenas marcar o local para depois voltar na área. Pode-se utilizar como apoio uma espátula, mas tomando cuidado para não danificar o revestimento”, explicam os especialistas da empresa Maria Brasileira.

Sem manchas de tinta

Tirou o jornal do chão após a pintura e percebeu respingos de tinta? Para retirar as manchas secas você pode utilizar removedores de tinta, encontrados em lojas especializadas. É preciso checar se o produto é adequado ao tipo de material do seu piso para não causar manchas ainda maiores. Utilizando luvas, aplique o produto somente nas áreas afetadas. Para evitar danos, você pode misturar o removedor com água e detergente líquido. Assim, o produto ficará menos agressivo. Se a tinta usada for a base de água, o procedimento é mais simples: basta esfregar o piso com um pano úmido.

Sujou a parede recém-pintada?

Caso alguma parede recém-pintada suje com as movimentações comuns de fim de obra e transporte de móveis, utilize somente um pano umedecido com água para limpar, sem produtos químicos.

Vidros brilhando

Para deixar as janelas brilhando, limpe os vidros a partir dos cantos, onde normalmente ficam depositados os resíduos. Se a esquadrilha for de alumínio, não utilize produtos ácidos, pois eles irão manchar a superfície. Opte por água e detergente neutro.

O fim da poeira

É inevitável que todo o pós-obra resulte em muita poeira. Este é o resíduo mais fácil de limpar, pelo menos: esfregue os chãos e paredes com uma solução de água e sabão em pó. Um aspirador também pode ajudar na tarefa. Para remover a poeira dos móveis, um pano úmido com água é suficiente.

Espelhos e lustres luzindo

Se lustres e espelhos ficarem com gotas de tinta látex, limpe com um pano úmido com multiuso. Caso essas superfícies tenham sido salpicadas por tinta esmalte, deve-se usar removedores específicos.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!