Organização

Colchão macio demais pode ter causado mal jeito na coluna de Marcelo; saiba como escolher o seu

HAUS
28/06/2018 19:23
Thumbnail

Médico da seleção brasileira diz que colchão mais macio do hotel pode ter causado mal jeito na coluna do lateral-esquerdo Marcelo. Foto: Alexander Nemenov/AFP | AFP

O médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, explicou que o mal jeito na coluna do lateral-esquerdo Marcelo logo no início da partida contra a Sérvia pode ter sido causado pelo colchão um pouco mais macio do hotel. De acordo com o profissional, o problema não tem relação com o fim de temporada na Europa nem com uma possível sobrecarga nos treinamentos.
“Ele pode ter dormido em um colchão excelente, mas preparado para um biotipo diferente do que o do jogador. Essa mudança drástica de densidade e de tipo de colchão pode sim ter contribuído para o mal jeito”, alerta João Flávio Nogueira Andrade, vice-presidente da Região Sudeste da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol).
Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Para evitar isso, é preciso experimentar o colchão antes de levá-lo para casa. “A pessoa não pode afundar, em caso de colchões mais macios, mas deve ter todo o corpo acomodado. E se for rígido demais, ele pode pressionar a musculatura e causar dores, o que também não é indicado”, explica João.
O colchão muito duro não traz benefícios para a saúde porque não acompanha a flexibilidade da coluna e os movimentos do corpo, e força a musculatura e as articulações. Os tipos muito macios também não são indicados, apesar de serem confortáveis, pois não oferecem resistência aos movimentos.

Como escolher, então?

Na loja, deite-se sobre o produto e permaneça alguns minutos ali. Utilize um travesseiro e imite as posições em que você costuma dormir, vire-se de um lado para o outro. De barriga para cima, o quadril deve afundar um pouco no produto. De lado, quadril e o ombro devem afundar levemente sobre o colchão. Isto permite que a coluna fique alinhada. Em geral, quando deitado, não pode haver dor nos quadris, ombros, coluna lombar ou cervical.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Densidade

Colchões de mola e de látex não possuem densidade. Esta é uma variável dos colchões de espuma que mede a resistência do material ao peso. A densidade serve somente para uma pessoa, portanto, casais devem optar colchões de mola ensacadas ou de látex, pois estes produtos se adaptam aos pesos desiguais sobre o colchão.
Para ajudar na escolha, existe a Tabela de Biotipo criada pelo Instituto Nacional de Estudos do Repouso, que indica a densidade do colchão de espuma para cada indivíduo, considerando peso e altura. Confira:
-D18: indicado para crianças de até 3 anos;
-D23: indicado para quem pesa até 60 kg;
-D28: indicado para quem pesa até 80 kg;
-D33: indicado para quem pesa até 100 kg;
-D45: indicado para quem pesa até 150 kg.
Já para os colchões de molas, existem diversos sistemas de molejo. Conheça algumas indicações, como consta no site da Abicol.
-Bonnell: até 90kg (por pessoa);
-Pocket: (ensacado) até 90kg (por pessoa);
-Superlastic: até 110kg (por pessoa);
-LFK: até 120kg (por pessoa);
-Miracoil: até 150kg (por pessoa);

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!