Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Acidentes de limpeza com o sofá fazem parte do dia a dia de toda casa que preze. Pode ser com a papinha do bebê, o suco das crianças, a urina dos pets ou o vinho dos convidados. Mas não dê muita importância à dor de cabeça.

A impermeabilização resolve todos esses problemas sem alterar a cor e a textura dos estofados. Mas, se você não optou por essa opção, HAUS te ensina como limpar adequadamente os diferentes tipos de tecidos do sofá.

Para a designer de interiores e personal organizer Paula Fuzeto, o primeiro passo é verificar se o sofá tem etiqueta com indicações de cuidados e lavagem. Se tiver, siga as dicas à risca. Se não, é hora do famoso “teste do sofá”.

“Ache um cantinho oculto do sofá, uma parte que não seja aparente, para usar a mistura caseira que você for aplicar. Dessa forma, se produzir alguma mancha, ela não vai aparecer e não vai estragar a peça”, explica Paula. Se manchar, pare por aí com a mistura. Se não, vá em frente e continue limpando todo o resto do estofado.

Cropped image. Cleaning concept. Male hand in blue protective gloves cleaning sofa couch in the room.
Cropped image. Cleaning concept. Male hand in blue protective gloves cleaning sofa couch in the room.

Uma receita caseira eficaz, que está entre as favoritas da profissional para limpar sofás, é a seguinte:

-250 ml de água

-uma colher de bicarbonato de sódio

-uma colher de amaciante

-meia xícara de chá de vinagre

-meia xícara de chá de álcool

Depois é só aplicar suavemente sobre o tecido e esperar secar.

Para tirar cheiros ruins dos estofados, a indicação de Paula é passar bicarbonato de sódio seco e deixar agindo por uma hora. Logo depois é só aspirar com o aspirador de pó e pronto! A sugestão é fazer isso a cada seis meses.

Toothbrush and baking soda to clean
Toothbrush and baking soda to clean

São diversos os tecidos de estofados, sendo os principais o industrial e sintético, o linho, o algodão, o veludo, o suede e o couro. Na dúvida, prefira o vinagre, como sugere a designer de interiores. “Basta diluir uma parte de água para outra de vinagre, deixar o pano úmido e fazer a limpeza suavemente”, ensina. “O vinagre não provoca alergia e o cheiro sai com o tempo. Quem tiver problemas com o cheiro característico pode aplicar na solução algumas gotas de óleos essenciais, com cheirinho de lavanda e eucalipto, por exemplo.”

Para tirar manchar de caneta de sofás de couro, o pulo-do-gato está no laquê de cabelo. “Espirre o spray sobre a mancha e passe um pano seco até secar. Já testei e funciona”, garante.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

LEIA TAMBÉM:

13 erros de organização que fazem sua casa parecer mais bagunçada do que está

Perigo em casa: saiba quais produtos de limpeza não podemos misturar

6 dicas dos Irmãos à Obra para não errar na reforma de casa

5 dicas para facilitar e manter a limpeza do box de banho

Guia de esponjas: conheça o modelo ideal para cada tipo de limpeza

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]