Organização

Conhece a tradição da “limpeza de primavera”? Saiba como deixar a casa pronta para a estação

Gazeta do Povo*
11/10/2019 14:30
Thumbnail

Limpeza de primavera pode fazer toda a diferença na organização da sua casa. Foto: Bigstock

A primavera está chegando e muitos já sabem o que isso também significa: limpeza! Com a chegada dos dias compridos e ensolarados após um longo inverno, está na hora de organizar a casa. Por isso, HAUS, em parceria com a Kärcher, reuniu algumas dicas que podem ajudar quando chegar o dia da limpeza.
Para começar, é importante que exista um planejamento do que será feito. A dica aqui é de montar este cronograma de cômodo em cômodo (confira a lista ao final da matéria). É recomendável que a limpeza seja feita de cima para baixo: começando pelas superfícies de armários, mesas e plantas, passando por tapetes e móveis e, por último, o chão. Para o exterior da casa, o ideal é que o carro e o jardim sejam limpos antes do hall de entrada.
Cleaning service. Bucket with sponges, chemicals bottles and mopping stick. Rubber gloves, plunger and towel. Household equipment.
Cleaning service. Bucket with sponges, chemicals bottles and mopping stick. Rubber gloves, plunger and towel. Household equipment.
Sobre produtos que devem ser utilizados na limpeza, 5 utensílios são essenciais: detergente de limpeza multiuso, detergente para limpeza manual, líquido abrasivo, limpador de janelas e limpador ácido. Além disso, alguns acessórios básicos são necessários, como vassoura, escova pequena, esfregão, balde e panos. A recomendação da Kächer é de usar o sistema de cores usado por empresas profissionais de limpeza: vermelho para o chão do banheiro, amarelo para superfícies do banheiro, verde para a cozinha e azul para o restante da casa.
Para as tarefas de limpeza de pó existem recomendações específicas em cada situação. Um pano levemente umedecido de algodão ou de microfibra é ideal para a camada cinza, a camada mais leve de sujeira. Já na sujeira pesada pode se usar um aspirador ou uma escova de móveis.
Após uma obra em casa, poderá ser necessário o uso de produtos para limpeza profissional, que retirem manchas e resíduos. Foto: Pexels
Após uma obra em casa, poderá ser necessário o uso de produtos para limpeza profissional, que retirem manchas e resíduos. Foto: Pexels
A dica para a limpeza das janelas é simples: deve-se tomar cuidado para que nenhum líquido fique no vidro após a limpeza, evitando que o vidro fique marcado. Para isso, o pano de microfibra ou um limpador de vidro são indicados. Quando chegar a hora da faxina do piso, o aspirador de pó é a melhor opção.
Um local que não deve ficar de fora da faxina de primavera é o exaustor. Ele existe em muitas cozinhas para absorver odores, mas também absorve uma grande quantidade de gordura. Ao limpar o exaustor, siga os seguintes passos: remova o filtro de metal e coloque-o na máquina de lavar louça (verticalmente ou horizontalmente, se estiver muito sujo. Para remover bem a gordura use água quente, detergente alcalino e um pano de algodão.
A limpeza de primavera não é exclusiva do interior da casa. Ao lavar o carro e o terraço, o melhor caminho é uma lavadora de alta pressão. No jardim, a mesma lavadora pode ser usada, acompanhada de um detergente que proteja superfícies. Estofamentos de móveis externos devem ser pulverizados com um protetor de manchas.

História

A origem da limpeza de primavera varia de cultura para cultura. Alguns pesquisadores afirmam que a tradição nasceu com o ano novo persa, no primeiro dia da primavera. O povo iraniano coloca em prática, logo antes do ano novo, o “khooneh tekouni”, que significa “chacoalhar a casa”. Outra possível origem da limpeza vem dos judeus, que ao celebrarem a semana da Páscoa Judaica, ou Pessach, em hebraico, devem ficar longe de qualquer alimento fermentado. Isso inclui também uma limpeza rigorosa da casa para remover qualquer resquício do mesmo. Além disso, tanto fiéis da Igreja Católica quanto da Igreja Ortodoxa limpam suas casas no início da primavera.
O costume do spring cleaning é muito forte na América do Norte e na região boreal da Europa. Nestes locais, o motivo é o clima. No século XIX, quando ainda não existia o aspirador, a primavera era o momento ideal para abrir as janelas e limpar a casa. O tempo está quente o suficiente para abrir a casa, mas não chega a estar tão quente a ponto de insetos serem um problema. O vento leva a poeira e, na época, era o momento em que os fornos de carvão paravam de funcionar, abrindo uma brecha para que os moradores da região retirassem a fuligem das paredes e móveis.

Lista de tarefas Kärcher

*Geral*
– Limpar as janelas;
– Lavar as cortinas;
– Retirar teias de aranha de paredes e tetos;
– Limpar o pó;
– Limpar o chão;
*Cozinha*
– Limpar o forno e o micro-ondas;
– Limpar o exaustor;
– Descongelar e limpar o congelador e a geladeira;
*Banheiro*
– Limpar o lavabo, a banheira, o chuveiro e os ralos;
– Limpar o espelho;
*Sala de estar*
– Aspire os sofás;
– Esvazie e retire o pó de prateleiras e armários;
*Quartos*
– Aspire e vire os colchões;
– Lave os cobertores e cortinas;
*Áreas externas*
– Limpe o carro por dentro e por fora;
– Limpe a sujeira do terraço e da entrada;
– Organize a garagem;
– Organize os móveis do jardim.

LEIA TAMBÉM

*matéria atualizada, publicada originalmente em setembro de 2017.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!