Organização

Conserve seus móveis de madeira por mais tempo com estas 5 dicas

HAUS
26/01/2017 20:54
Thumbnail

Portas, mesas, bancadas e outros artigos em madeira ganham uma longevidade maior com alguns cuidados básicos. Fotos: Reprodução/Pinterest

Móveis de madeira têm o poder de conferir uma atmosfera de aconchego aos ambientes, combinando com diferentes estilos de decoração. E, com alguns cuidados, dá para ter esse tipo de mobiliário por mais tempo em qualquer ambiente da casa, inclusive em áreas com mais umidade, como cozinhas e banheiros. Confira as dicas e aumente a vida útil dos seus móveis de madeira e similares:

Distribua bem o peso

Um dos fatores que mais comprometem a estrutura do móvel é o excesso de peso ou a distribuição desigual, que podem fazer a madeira envergar. Para que isso não ocorra, use as prateleiras mais baixas para os itens mais pesados, já que a base costuma ter maior apoio. No caso de gavetões que vão receber muito peso, instale corrediças com maior poder de sustentação.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Outra dica é distribuir de forma igual o peso. Por exemplo, em um armário ou prateleira de cozinha, em vez de fazer apenas uma pilha de pratos, faça várias, ocupando o espaço de maneira uniforme. Algumas soluções podem ser aplicadas para garantir ainda mais estabilidade. “Itens como os suportes de prateleira em aço, além de possuírem aplicação oculta, reforçam a estrutura da tábua”, afirma Carlos de Oliveira, coordenador de treinamentos da Häfele Brasil, empresa de ferragens e assessórios para móveis e construção civil.

Trate o móvel com cuidado

Controle a força empregada para abrir e fechar portas e gavetas. Apesar de as dobradiças e corrediças possuírem mecanismos que amortecem os movimentos bruscos, a suavidade prolonga a longevidade. A manutenção das ferragens também é muito importante para garantir a durabilidade.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Outro cuidado necessário é para que os objetos do interior de um mobiliário de correr não pressionem a porta, como edredons que ficam além do limite do móvel. Esse tipo de pressão contínua pode ocasionar o descarrilamento da folha. Também evite pisar nos trilhos, já que a ação pode desnivelar o mecanismo, fazendo com que as portas saiam do lugar.

Mantenha sempre limpo

Portas de correr também precisam de atenção especial no quesito limpeza. Manter os trilhos sempre limpos evita que objetos impeçam a livre movimentação das portas. “Uso frequente de água e sabão neutro é suficiente, lembrando sempre de secar a superfície”, comenta Fábio Rossini, gerente nacional de vendas da Häfele Brasil.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

Evite muito sol e calor

Oliveira aconselha não instalar os móveis de madeira em locais continuamente expostos ao sol, pois os raios solares podem queimar e escurecer a madeira. Apesar de sofrerem menos com a exposição, o MDF e o aglomerado também são afetados. Para driblar o problema, use cortinas.
Assim como a luz em excesso, o calor excessivo também faz mal ao móvel de madeira. Ao perder a umidade natural, a madeira começa a entortar. Para que isso não ocorra, preserve certa distância entre o mobiliário e artigos como fornos elétricos, churrasqueiras e lareiras, e use materiais isolantes. Grades de ventilação permitem o funcionamento correto do eletrodoméstico e a circulação do ar, além de evitar o superaquecimento. Se você tem bancada de madeira na cozinha, tenha sempre em mãos protetores para proteger a superfície de panelas quentes, por exemplo.
Fotos: Reprodução/Pinterest (esq.) e Divulgação
Fotos: Reprodução/Pinterest (esq.) e Divulgação

Proteja da umidade

Umidade é outro vilão para móveis de madeira, já que eles absorvem a água e incham. No caso dos feitos em MDF ou aglomerado, o resultado é ainda pior, e o móvel começa a esfacelar. Para evitar os efeitos, é indicado o uso de mantas impermeáveis na parte interna que vão proteger as superfícies de vazamentos de líquidos diversos.
Além de molhar, a umidade também pode gerar mofo. Instalar os móveis de dois a três centímetros de distância da parede é o ideal para que a madeira não absorva o “suor” da alvenaria. Em ambientes revestidos com cerâmica, não é preciso preocupar-se, pois esse acabamento isola a umidade, de acordo com Oliveira.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!