Organização

5 dicas para facilitar e manter a limpeza do box de banho

Gazeta do Povo
19/04/2019 10:52
Thumbnail

Foto: Bigstock

A limpeza do banheiro não costuma estar na lista das tarefas mais apreciadas quando o assunto é o cuidado com a casa. E o box tem boa parcela de culpa nisso. Afinal, sua grande área é um convite ao acúmulo da sujeira, uma vez que a peça está exposta a gorduras e células mortas do corpo, além de resíduos de produtos de beleza.
Criar uma rotina é o caminho mais fácil para garantir a limpeza adequada e o bom estado da peça. Mas outros truques na hora de executá-la contribui para facilitar e otimizar a tarefa, como explica Érico Miguel, técnico e designer de interiores da Ideia Glass.
Foto: Kohler/ Divulgação
Foto: Kohler/ Divulgação

Esponja

Assim como a louça da cozinha, o box também demanda uma esponja adequada para sua limpeza. Neste caso, o ideal é optar pelo lado macio, uma vez que a face áspera pode riscar o vidro e as estruturas do box, comprometendo a estética da peça e a decoração do banheiro.
Para os casos de sujeiras mais difíceis de limpar, a dica é usar a esponja com sabão neutro e água para, depois, esfregá-la com um pano macio.

Temperatura certa

A temperatura da água é outra aliada para a limpeza do box. Isso porque, quando quente, ela contribui para ‘amolecer’ as manchas de gordura, facilitando sua remoção. A dica de Érico é que primeiro se jogue água quente em toda a extensão da mancha de gordura para então esfregá-la com a esponja embebida em sabão neutro. Depois, basta enxaguar com mais um jato de água quente e secar o vidro e as roldanas, evitando a formação de manchas.

Transparência

Evitar que o vidro do box embace contribui para a manutenção da limpeza da peça. Afinal, em banheiros pequenos ou pouco ventilados, o acúmulo das gotículas de água pode causar mau cheiro, além de comprometer a estética do box.
Para que isso não aconteça, a sugestão de Érico é a de que os produtos antiembaçantes estejam na lista de compras dos produtos de limpeza.
Foto: Kohler/ Divulgação
Foto: Kohler/ Divulgação

Receita ‘caseira’

Produtos simples e que costumam estar na despensa de praticamente todas as casas geralmente são eficazes na limpeza doméstica. E para limpar o box não é diferente, uma misturinha básica costuma ser mágica. Anote a receita: 1 colher de sopa de vinagre branco; 200 ml de álcool; 250 ml de água.
Misture todos eles e aplique sobre o box com uma esponja macia. Depois, enxágue com água quente e seque com um pano macio.

Rotina

Como tudo na vida, a limpeza do box também demanda rotina, o que facilita (e muito) a tarefa. A sugestão de Érico é a de que a manutenção básica seja realizada diariamente, bastando para isso jogar água quente do chuveiro nas peças logo após o banho. A limpeza mais pesada, por sua vez, pode ser realizada a cada 15 dias.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!