Limpeza da casa

Organização

Oito dicas para potencializar e facilitar a lavagem da louça

HAUS
23/06/2018 08:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Você é do time que cozinha ou lava a louça? Se a última opção é a sua resposta, saiba que você pode adotar algumas dicas que, apesar de simples, podem facilitar seu trabalho e potencializar a limpeza dos utensílios. HAUS separou oito delas que vão do momento de colocar a louça na pia à secagem dos utensílios. Confira!

Restos de comida

Antes de colocar a louça na pia, retire dela todos os restos de alimento. Isso vale tanto para os resíduos sólidos (que devem ser descartados no lixo orgânico com o auxílio de um talher ou papel-toalha) quanto para os líquidos (que podem ser despejados na pia) e faz com que a sujeira não grude na louça, o que facilita a futura limpeza.

Organização é a palavra

Lavar a louça não é das tarefas domésticas mais apreciadas pelos moradores, o que faz com que seja comum o acúmulo dos utensílios na pia. Assim, o primeiro passo para uma lavagem eficaz é organizá-los por categorias: copos com copos, pratos empilhados do maior para o menor, talheres com talheres e assim por diante.
Restos de alimentos incrustados na louça tornam mais difícil a lavagem. Fotos: Bigstock
Restos de alimentos incrustados na louça tornam mais difícil a lavagem. Fotos: Bigstock

Ordem de lavagem

Depois de organizar a louça, siga uma ordem para a lavagem começando dos utensílios menos para os mais sujos (desta forma, a gordura retida na esponja não se espalha para as demais louças). Isso faz dos copos os primeiros na lista da limpeza . Depois deles vêm os talheres, pratos, recipientes plásticos ou de vidro e, por último, as panelas e formas.

Pré-limpeza

As louças mais sujas, como pratos e recipientes plásticos, podem receber uma pré-lavagem se ficarem dentro da pia enquanto os menos sujos são limpos. Isso porque, ao caírem sobre eles, a espuma e água do enxágue deles já começa a eliminar (ou pelo amolecer) a sujeira, facilitando a limpeza.

Gordura

Para louças mais engorduradas, como pratos de churrasco, prepare uma mistura de água quente e detergente e use-a na lavagem. Assim como o produto de limpeza, a água aquecida favorece a remoção da gordura, potencializando e facilitando a limpeza.
Deixar as louças mais sujas na pia enquanto as menos sujas são limpas facilita a lavagem.
Deixar as louças mais sujas na pia enquanto as menos sujas são limpas facilita a lavagem.

Sem tempo para lavar

Se você não tem o hábito de lavar a louça logo após o término das refeições, encha os recipientes com água ao colocá-los na pia. Assim, os restos de comidas e líquidos não irão grudar nos utensílios e serão removidos com mais facilidade.

O poder do limão

O limão é um grande aliado na cozinha. Além de ingrediente para diversas receitas e sucos, ele auxilia na remoção das manchas que a chama do fogão costuma deixar no fundo das panelas. Para retirá-las, ferva rodelas de limão em um pouco d’água, aplique sobre a mancha e esfregue com a esponja.

Finalização

Após lavar a louça, deixe-a secando naturalmente. A secagem natural é mais recomendada devido à possibilidade de os panos acumularem bactérias, além de soltarem fiapos nos utensílios.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!