Organização

Fenômeno em vendas de livros, guru da organização lança caixas que prometem o fim da bagunça

HAUS
31/07/2018 18:06
Thumbnail

Foto: reprodução/Hikidashi Boxes

A japonesa Marie Kondo é uma das maiores referências mundiais quando o assunto é organização. Com mais de 2 milhões de livros vendidos, ela acredita que uma casa bem arrumada faz bem para a alma, e para isso criou um método de arrumação, o KonMari, que virou febre. Neste mês, Kondo lançou uma novidade que promete dar uma mãozinha extra para seus fãs: um conjunto de três caixas organizadoras, pensadas segundo seu estilo de vida.
Foto: reprodução/Hikidashi Boxes
Foto: reprodução/Hikidashi Boxes
O método KonMari propõe que se guarde em casa apenas objetos com os quais existe uma conexão emocional e que, consequentemente, trazem alegria. Todo o resto deve ser descartado com gratidão e respeito ao uso que tiveram. As Hikidashi Boxes estão intimamente ligadas a esse conceito: com o tamanho aproximado de uma caixa de sapato, são feitas para armazenarem apenas os objetos que passaram pelo “teste de energia”. Assim, se atinge o ideal de viver com menos.
Foto: reprodução/Hikidashi Boxes
Foto: reprodução/Hikidashi Boxes
Seu nome, Hikidashi, vem da palavra japonesa para “gaveta”. Sua criação veio da percepção de Kondo de que a prática de usar caixas como organizadoras era uma prática muito comum no seu país de origem, mas não nos Estados Unidos, o que fazia com que adeptos do seu método tivessem dificuldades para levá-lo para frente do jeito certo.
Segundo a FastCompany, para chegar ao resultado final, a guru teve a colaboração da designer Cecylia Ferrandon, responsável por embalagens da Apple. O conjunto com três caixas leva uma de cada tamanho: uma pequena, uma média e uma grande. São quatro opções de cores disponíveis: Clarity, Harmony, Balance e Wonder. Por dentro, imagens impressas escolhidas por Kondo ilustram os organizadores.
Foto: reprodução/Hikidashi Boxes
Foto: reprodução/Hikidashi Boxes
As caixas são feitas de papel reciclado, para reduzir o impacto ambiental. A placa de fibra é coberta com papel laminado para aumentar a durabilidade dos materiais. Junto com a compra das caixas, Kondo libera um conteúdo online exclusivo com um passo a passo para aderir ao seu método. O preço do pacote é de 89 dólares (R$ 335).

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!