Organização

Limpar a casa pode ser tão perigoso quanto fumar 20 cigarros por dia

HAUS
19/02/2018 19:11
Thumbnail

Foto: Bigstock

Os “loucos” por limpeza que se cuidem. Se utilizar muitos produtos em spray, é melhor ficar atento e adotar uma rotina menos frequente de faxinas. O alerta vem de um estudo da Universidade de Bergen, da Noruega, que chegou à conclusão que limpar a casa com alguns produtos à base de spray aumenta o risco de doenças respiratórios e de asma em 40% nas mulheres, sendo tão perigoso quanto fumar 20 cigarros por dia.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Isso porque as substâncias presentes nesses produtos irritam a mucosa do sistema respiratório a longo prazo. Como explica Cecile Svanes, que liderou o time de cientistas: “Dia após dia, ano após ano, a pequena irritação das vias aéreas pode acelerar o declínio do funcionamento do sistema respiratório.”
A pesquisa foi publicada no periódico científico “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”, da Sociedade Toráxica Norte-americana. O estudo acompanhou seis mil pessoas, em sua maioria mulheres, ao longo de 20 anos. Homens parecem não ser afetados da mesma maneira.
Como solução, os cientistas orientam manter a casa sempre ventilada e substituir os produtos em spray por similares líquidos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!