Organização

Marie Kondo e outras séries de organização para te ajudar a pôr ordem na casa

Luciane Belin*
12/01/2019 09:56
Thumbnail

Foto: Reprodução/ Netflix

Não faltam pesquisas científicas e estudos para comprovar que estar em um ambiente limpo e organizado ajuda a melhorar a produtividade e a concentração. Afinal de contas, com tudo organizado à nossa volta, a mente fica livre para se concentrar no que realmente importa e gastamos menos tempo para encontrar o que precisamos.
Mas às vezes é preciso uma mãozinha para saber por onde começar e as dicas de especialistas em arrumação podem ajudar a criar um sistema que facilite todo o processo. Mas, se você ainda não está preparado (ou com orçamento) para contratar um personal organizer, que tal buscar essa inspiração nas sugestões que eles compartilham nas telinhas?
Depois de um ‘tsunami’ de programas de reforma e decoração, parece ser a vez daqueles que giram em torno da temática de organização. Selecionamos cinco séries e outras produções que tratam deste assunto e que vão ajudar você a encontrar a inspiração de que precisa!

Santa Ajuda

Preciso transformar minha sala em um ateliê de costura e não sei como. Meu “quartinho da bagunça” levou o nome ao pé da letra e agora já não encontro mais nada por lá. Tenho uma sala de TV tão desorganizada que já nem enxergo mais o aparelho. Estes são alguns problemas típicos que o programa Santa Ajuda, da GNT, leva seus convidados a resolver.
Sob o comando da apresentadora e consultora em organização Micaela Góes, a atração transforma ambientes e vidas de um jeito diferente: apenas mostrando que, com os acessórios certos e um tempinho para pensar, aquele espaço aparentemente sem solução pode se tornar inteligente e funcional.

Acumuladores compulsivos

É um fato: algumas pessoas têm dificuldades em desapegar e outras levam isso para um nível patológico. É para deixar bem clara a diferença entre consumismo e acúmulo exagerado que existem programas como Acumuladores Compulsivos, que o canal A&E exibe no Brasil.
A produção reúne histórias de personagens como Jackie, que encheu 370 metros quadrados de um terreno na Califórnia com 1 milhão de dólares em ursinhos de pelúcia.
Com classificação indicativa de 16 anos, o programa leva especialistas em organização para as casas para despertar a consciência em pessoas que acumulam toda a sorte de artigos.
Alguns episódios estão disponíveis no site da emissora e outros são exibidos na programação regular no canal de TV a cabo.

Menos É Demais

Exibido pela Discovery Home & Health, o programa Menos é Demais está em sua segunda temporada, que acaba de estrear no canal. A atração é apresentada pela ex-modelo Chiara Gadaleta e traz também especialistas convidados para ajudar a organizar o armário dos participantes.
A ideia central do programa é trazer aquelas pessoas que são exageradas na hora de comprar, mas que economizam no bom senso na hora de avaliar se realmente precisam do que estão comprando.
É uma ótima pedida para exercitar o desapego e aprender a deixar ir aqueles acessórios, roupas, calçados e utensílios domésticos de que você não precisa mais, além de exercitar o consumo consciente.

Obcecados por limpeza

O que acontece quando um bagunceiro incurável encontra uma pessoa que tem mania de organização? O encontro pode ser, no mínimo, intrigante e conflituoso. E é isso que o programa Obcecados por Limpeza, da Discovery Home & Health, proporciona ao público.
Ao invés de trazer especialistas e levar até a casa de um desorganizado incorrigível, a produção seleciona outra pessoa comum e a convida para ajudar o colega. O resultado são episódios cheios de brigas e discussões, mas bom uma boa dose de limpeza.

Marie Kondo: Ordem na Casa

Produção original da Netflix, a série Ordem na Casa é o grande hit do momento para os apaixonados por organização e limpeza. Isso porque ele traz para as telas um nome que já é bem conhecido de quem se interessa pelo tema, o da japonesa Marie Kondo.
Autora de livros como “A Mágica da Arrumação” e “Isso me traz Alegria”, ela se tornou uma verdadeira guru do assunto, com dicas transformadoras para a vida dos seus leitores e leitoras de como se despedir – em voz alta, mesmo – das peças que já não lhe servem mais e abrir caminho para novas energias.
Na série de oito episódios, ela ajuda alguns participantes a aplicarem suas dicas no dia a dia e selecionarem para suas vidas apenas itens que trazem felicidade.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!