Organização

Aprenda a limpar corretamente 6 itens em casa que você nunca dá atenção na faxina

HAUS
14/09/2018 19:20
Thumbnail

A cozinha é um dos locais mais contaminados da casa. Aprenda como mantê-la limpa. Fotos: VisualHunt

Existem objetos em casa que você nem imagina que precise limpar com frequência. A partir de agora, isso vai mudar. Maçanetas, saleiro e escova de dentes são apenas alguns itens que precisam de limpeza quase que diária. O chamado Dr. Bactéria, o biomédico Roberto Figueiredo, conversou com a Haus e orientou sobre a correta desinfecção. A falta de limpeza, segundo ele, pode ocasionar gripes, resfriados, problemas de pele, diarreias e vômitos. Então, mãos à obra!
LEIA MAIS
Esponja e pia da cozinha
Maçanetas e interruptores
Saleiro e pimenteiro
Em um estudo da Universidade de Virginia (EUA), 30 pessoas com resfriados foram convidadas a usarem o saleiro/pimenteiro em casa. Foi encontrada alta presença de vírus em todos eles depois do uso. A dica é lavá-los com água e detergente sempre que acabar o sal/pimenta. Seque em escorredor, ensina o Dr. Bactéria.
Escova de dentes
A orientação do biomédico é lavar a escova e bater na beirada na pia após cada escovação. A American Dental Association recomenda deixar as escovas imersas em anti-séptico bucal antibacteriano por alguns minutos. As escovas infantis devem ser trocadas a cada mês (porque a criança tem o costume de mordê-las) e as escovas para adultos a cada dois ou três meses. Ele lembra que a descarga do vaso sanitário deve ser dada com a tampa fechada. “Com a tampa aberta, bactérias são jogadas no ambiente ficando por duas horas no ar”, diz.
Brinquedos
Os brinquedos de pelúcia devem ser lavados quinzenalmente. Isso pode ser feito de duas formas: em máquina que mantenha a temperatura de 60 graus por 30 minutos ou então em um balde com água e detergente. Com uma esponja pegue somente a espuma e passe no bichinho de pelúcia. Depois, passe um pano levemente umedecido e deixe por 8 horas em um saco plástico, dentro do freezer (para matar ácaros). Os outros brinquedos devem ser lavados uma vez por mês. Aqueles que são usados em terra ou areia, devem ser diariamente. No caso de gripe ou resfriados, passe álcool gel após a brincadeira.
Botões do fogão
Os botões do fogão estão entre os dez primeiros lugares mais contaminados e devem ser limpos pelo menos uma vez por semana. Remova, lave em água quente e sabão e deixe secar.
Pote de comida do cão/gato
Segundo a NSF International, os pratos do cão/gato ocupam o quarto lugar em objetos contaminados de uma casa. Portanto, a dica é lavá-los diariamente com água quente e sabão. Depois, coloque os pratos em uma solução de um litro de água e uma tampa de água sanitária e deixe de molho por 10 minutos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!