Organize a casa: veja 35 coisas para jogar fora ou doar já!

Panelas sem revestimento e canetas que não funcionam são alguns dos itens que devem ser descartados para se ter um ambiente mais organizado

organizacao-jogar-fora-doar-cozinha-dicas

Jogando fora o que está estragado e doando o que não se usa mais, é possível deixar a cozinha, o quarto e todos os outros cômodos da casa organizados. Foto: Pixabay

por HAUS

27/12/2018

compartilhe

“Organização está ligada à qualidade de vida. Com tudo organizado, você não se estressa procurando algo”. É o que afirma a personal organizer Helen Feijó. E como um dos segredos para uma casa organizada é ter tudo no lugar, é necessário ter espaço para os objetos. E eles devem ser vistos para serem lembrados – e usados -, como indica a profissional.

Assim, a famosa “limpa” deve ser uma constante, permitindo o descarte do que está estragado e a doação do que está em bom estado, mas não é mais usado. Veja dicas do que se deve descartar e doar em cada cômodo e organize já a sua casa!

Quarto

Jogue fora: roupas íntimas velhas e roupas rasgadas e com manchas. Dependendo do estado, podem virar belos panos de limpeza, assim como enxoval de cama. Desfaça-se também daquele par de sapatos com a sola furada, rasgado, sem salto ou muito usado. Bijuterias velhas ou sem par também devem ir para o lixo.

organizacao-jogar-fora-doar-quarto-dicas

Foto: Pixabay

Doe: peças repetidas de roupas e aquelas que você não usa há mais de um ano. “Se nesse tempo você não se lembrou dela, é porque não fez falta”, garante Helen, que também aplica o pensamento às peças que precisam de ajuste e nunca ganharam. O mesmo vale para calçados: ele pode ser lindo e estar novo, mas, se não foi usado em um ano, é porque não tem espaço na sua vida.

Bijuterias em bom estado, mas que você não usa, podem fazer a alegria de amigas ou até mesmo de pessoas em instituições de caridade, assim como perfumes que você não quer mais. Malas de viagem de sobra também podem ser passadas adiante.

Home-office

Jogue fora: canetas que não funcionam bem, tampinhas de caneta, plugues antigos, cabos e pedaços de cabos inutilizados. Pilhas, celulares e outros aparelhos estragados ou que você não usa mais devem ser descartados em pontos de coleta especializados, geralmente presentes em supermercados. Livre-se também de propagandas e panfletos, assim como cartões de visita que não serão mais úteis (os telefones úteis podem ser transcritos em uma agenda ou colocados nos contatos do celular).

organizacao-jogar-fora-doar-home-office-escritorio-dicas

Foto: Pixabay

Doe: celular ou computador em bom estado. Guarde apenas livros, revistas, CDs e DVDs pelos quais tem carinho, doando o resto. Cadernos e agendas em branco há muito tempo poderão ser úteis para outras pessoas.

Banheiro

Jogue fora: medicamentos vencidos devem ser descartados em farmácias ou postos de saúde. Cosméticos fora da validade também devem ser jogados fora. Transforme toalhas de banho muito velhas em pano de chão.

organizacao-jogar-fora-doar-banheiro-dicas

Foto: Pixabay

Doe: cosméticos como cremes e óleos que você não quer mais e que estejam dentro do prazo de validade, toalhas em excesso que estejam em bom estado.

Cozinha

Jogue fora: panelas velhas ou que estão perdendo revestimento. Potes velhos, manchados ou sem tampa. Pratos lascados, rachados ou quebrados também.

organizacao-jogar-fora-doar-cozinha-dicas

Foto: Pixabay

Doe: toalhas e jogos americanos em bom estado e que você não use mais. Pense sobre quantos potes você precisa e doe o restante. Utensílios duplicados também devem ser passados adiante.

Área de serviço

Jogue fora: vassouras velhas, cabos de vassoura sem uso, baldes furados, rodos que não funcionam mais e pás de lixo quebradas. Panos muito usados também devem ser descartados, assim como grampos de roupa estragados e fios de varal sem uso.

organizacao-jogar-fora-doar-area-servico-dicas

Foto: Pixabay

Doe: se tiver muitas vassouras e baldes em bom estado, doe alguns para liberar espaço.

Sala

Jogue fora: almofadas e cobertas com manchas que não saem podem ser descartadas ou doadas a instituições que resgatam animais de rua. Se o sofá já está muito velho, troque a capa ou descarte-o.

organizacao-jogar-fora-doar-sala-estar-dicas

Foto: Pixabay

Doe: peças de decoração que já não combinam mais com seu estilo ou com a casa (uma mesinha lateral, uma almofada ou uma prateleira).

LEIA TAMBÉM

Aprenda a limpar vidros e espelhos sem deixar manchas

Veja dicas para economizar água em casa

Cabides e ganchos viram organizadores criativos para toda casa

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você