Animais de estimação

Organização

Pets em casa: 4 dicas práticas para manter a organização e limpeza

HAUS
08/06/2019 07:52
Thumbnail

Foto: reprodução/Petz

Não adianta teimar: ter um animal de estimação em casa é sinônimo de mais trabalho no dia-a-dia da limpeza. Mas pelos, sujeira e bagunça não precisam ser uma realidade. Além de produtos específicos indicados para colaborar na organização, algumas práticas ajudam a manter a casa do jeitinho que ela deve ficar.
A personal organizer Irene Loureiro, da Benfatto Organiza, elencou quatro dicas para facilitar a vida na hora de proteger a casa do cheiro e da bagunça dos pets. Confira!

Invista no aspirador de pó

Muito melhor que a vassoura, um aspirador de pó dá conta de sumir com os pelos espalhados pela casa. No entanto, a praticidade precisa estar associada à rotina. “Se a casa não tem pet, dá para deixar para aspirar uma vez por semana. Se tem, o hábito precisa ser mais frequente: de 2 a 3 vezes por semana”, sugere Irene.
Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
Para facilitar o trabalho, ela sugere que se use o aspirador a água, que têm poder de sucção maior. “São modelos mais caros, mas bem mais potentes: conseguem sugar mais de 10 cm abaixo da superfície do estofado”, complementa. Alguns modelos têm a função de lavar e passar pano ao mesmo tempo, reduzindo consideravelmente o tempo envolvido na limpeza.

Rolos laváveis contra os pelos

Os dias de limpador de pelos com adesivo ficaram para trás. Rolos laváveis são uma opção viável para tirar os pelos de estofados, almofadas e claro, roupas, sem o trabalho de trocar a base da escova e ficar refém da limitação do poder adesivo.
Rolos laváveis reutilizáveis são ideais para tirar pelos de estofados. Foto: reprodução/Pinterest
Rolos laváveis reutilizáveis são ideais para tirar pelos de estofados. Foto: reprodução/Pinterest
Os rolos laváveis são ideais para sofás e feitos com uma camada de silicone que transforma o acessório em um item facilmente reutilizável — além de também ser útil na limpeza contra a própria poeira. O produto custa entre R$ 30 e R$ 50 e é possível encontrar o item em supermercados e lojas de utilidades domésticas.

Limpando acidentes

Se a urina ‘escapou’ e ficou no tapete ou no sofá, a dica da personal organizer é fazer uma solução misturando dois itens de casa: água e vinagre branco de álcool em proporções iguais. Passando sobre o tecido, dê adeus ao mau cheiro.
Alguns produtos do mercado facilitam a limpeza em caso de acidentes mais graves com pets. Um exemplo é o Limpa Xixi: o produto que transforma a urina (ou outro líquido) em gel seco e pode ser recolhido com vassoura ou aspirador de pó — mais prático do que o famoso pano úmido.

Adestramento e educação dos pets

Muito melhor será se, em vez de limpar a sujeira feita, ela nunca chegue a acontecer. Por isso, Irene lembra que educar os pets é a medida mais fácil para colaborar na organização. “Acostumar o animal a usar o local correto para fazer as necessidades e educar a não subir no sofá e na cama são atitudes que, por si só, ajudam muito”, complementa.
Junto ao adestramento, é importante lembrar de deixar a caixa de areia ou o cantinho reservado às necessidades sempre limpo — além de não espalhar mau cheiro, isso ajuda o pet a manter seus hábitos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!