Organização

4 projetos bem resolvidos de lavanderias

Eloá Cruz*
09/12/2019 11:00
Thumbnail

Projeto de lavanderia compacta assinada pela arquiteta Andréa Benthien. Foto: Carol Sabio/Divulgação

Com o avanço das máquinas de lavar e secar superpotentes, as lavanderias estão ficando cada vez mais enxutas. E dá para dizer também que elas estão perdendo espaço com a vinda crescente de imóveis compactos.
A área de serviço, que antes servia também como área para dispensa de alimentos, com tanque de lavar roupas, varal e uma máquina barulhenta, foi ganhando sofisticação assim como os eletrodomésticos focados para esse canto da casa. Conheça quatro projetos de lavanderia com diferentes metragens e aprenda a organizar a sua!

Otimização de espaço

As lavanderias, independente da metragem do apartamento, foram ganhando armários de apoio para dispensa de materiais de limpeza e eletrodomésticos. Como exemplo claro, o projeto de um apartamento de 50 m² no bairro Pinheiros, em São Paulo, conta com um armário de apoio para a dispensa de alimentos, materiais de limpeza, depósito e tanque. A proposta da Vão Arquitetos foi de rearranjar a área do imóvel e para isso a lavanderia foi otimizada num grande móvel planejado.

Lavanderia na área externa 

A proposta da arquiteta Alessandra Gandolfi para o apartamento garden de 267 m² em Curitiba foi de retirar a lavanderia, que estava no mesmo espaço da cozinha, para um novo cômodo. Com a reforma, a nova lavanderia ganhou cobertura metálica e de vidro — que traz iluminação e ventilação natural para dentro do ambiente, e marcenaria para comportar não só produtos de limpeza como roupas e equipamentos esportivos da família. O projeto também conta com tanque de lavar roupas embutido.

Integrada à sacada

Os arquitetos Edgard Corsi e Ana Carolina Boscardin, ao reformar um apartamento de 70 m² em Curitiba, recém entregue pela construtora, resolveram integrar o espaço à sacada. A lavanderia então virou eixo de circulação entre a cozinha e a sacada. Assim como no projeto da Vão Arquitetos, a lavanderia reformada pelo Studio Boscardin Corsi transformou-se num móvel fechado, com 1 m² de área. Portas de abrir estilo camarão e veneziana escondem uma máquina lava e seca, tanque e dispensa para materiais de limpeza.

Amplitude de espaço

Projeto de lavanderia compacta assinada pela arquiteta Andréa Benthien. Foto: Carol Sabio/Divulgação
Projeto de lavanderia compacta assinada pela arquiteta Andréa Benthien. Foto: Carol Sabio/Divulgação
O projeto de interiores da arquiteta Andréa Benthien para um apartamento de 65 m² em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, trouxe mudança de layout e maior amplitude ao espaço A moradora havia se mudado de um apartamento maior e, por esse motivo, precisava de uma lavanderia com espaço amplo para armazenamento. A marcenaria na lavanderia foi priorizada para ganhar funcionalidade. Seguindo o pedido da moradora, o ambiente tem revestimentos claros. O vazado ao fundo garante iluminação e, ao mesmo tempo, privacidade ao ambiente.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!