Organização

Qual a melhor maneira de limpar os rejuntes dos azulejos?

Luciane Belin*
24/04/2019 19:39
Thumbnail

Foto: Bigstock

Na rotina de faxina da casa ou apartamento, nem sempre sobra tempo fazer a higiene adequada dos rejuntes dos azulejos e da cerâmica, tanto no chão quanto nas paredes. Com o tempo, a área entre as peças pode acumular fungos e bactérias, além de adquirir um aspecto mais escuro ou tons diferentes, pela ação desses micro-organismos. Como então fazer a limpeza dos rejuntes?
Existem diversas receitas caseiras e truques que podem ajudar nesta tarefa, mas nem todos são indicados, segundo o biólogo e coordenador do curso de limpeza da Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), Mário Guedes. De acordo com ele, algumas dessas soluções podem ser perigosas tanto para a saúde de quem vai aplicá-las, quanto para as superfícies onde serão usados.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
“Não recomendamos receitas caseiras, e sim sempre buscar produtos destinados a esse fim. O ideal é verificar com o fabricante do rejunte ou azulejo que tipo de produto pode ser usado e sempre usar equipamentos de proteção individual, que fazem diferença na hora da limpeza”, recomenda, sugerindo especificamente o uso de luvas e o de óculos de proteção no caso do manuseio de produtos químicos.
O principal alerta do biólogo é quanto ao uso combinado de diferentes produtos, algo que é comum e que pode resultar em problemas sérios para quem aplica. “Tem muita gente que usa bicarbonato de sódio, vinagre, detergentes multiuso misturados com alvejante. Isso não é recomendado. Misturar produtos de limpeza pode gerar gases tóxicos que prejudicam a saúde”.
O mais indicado é utilizar detergentes específicos para limpeza de rejuntes, que podem ser encontrados em supermercados ou lojas de produtos de higiene, e respeitar os quatro passos do asseio dos ambientes: “A gente divide a limpeza em quatro grandes grupos: a ação química, que é a aplicação do produto; a temperatura, que consiste em usar água quente no processo; a ação mecânica, que é a esfregação; e o respeito ao tempo de ação do produto”, explica.
Foto: Tim Mossholder/ Unsplash
Foto: Tim Mossholder/ Unsplash
Segundo o especialista, a água quente otimiza o processo e a ação do detergente pois, elevando a temperatura, faz com que as moléculas de gordura, por exemplo, se abram e se soltem da superfície com mais facilidade. Em alguns casos, como na cozinha, pode ser usado limão na limpeza, que ajuda na remoção de determinados tipos de gorduras, por ser ácido. Mas ele não substitui o uso de detergentes e desinfetantes.
Guedes explica ainda que, em alguns ambientes, como a cozinha e o banheiro, é importante limpar, desinfetar e, se necessário, usar produtos clareadores do rejunte. A água sanitária costuma ser o mais indicado para essa finalidade, mas é importante verificar o tipo de rejunte e azulejo, pois em alguns casos ela pode danificar os produtos e, com o tempo, ter ação corrosiva.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!