Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Flanela seca ou levemente umedecida já é suficiente para a manutenção na limpeza diária. Foto: reprodução/Pinterest
Flanela seca ou levemente umedecida já é suficiente para a manutenção na limpeza diária. Foto: reprodução/Pinterest| Foto:

Não é à toa que a madeira está por toda parte: o mais clássico material de móveis e revestimentos é resistente e tem grande durabilidade. As diversas tonalidades e texturas próprias de cada tipo de madeira também conferem singularidade aos ambientes, combinando tanto com o estilo retrô como com projetos contemporâneos, sempre trazendo a sensação de conforto.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na limpeza e no dia-a-dia para não prejudicar suas características e, assim, preservar e aproveitar o que o material há de melhor. Elencamos algumas dicas práticas do que fazer para cuidar dos móveis junto da loja Meu Móvel de Madeira e da marca Tramontina. Confira!

Foto: divulgação/Tramontina
Foto: divulgação/Tramontina

>> 8 truques de limpeza que você nunca imaginou

1. Sem preguiça: limpeza e lavagem!

A madeira é formada por poros que acumulam sujeira quando não são limpos. Além de passar pano ou flanela, é recomendado lavar os móveis, principalmente os que ficam em ambientes externos. A lavagem pode ser feita apenas com detergente neutro, usando uma esponja macia e bastante água. Seque para evitar manchas. Mas cuidado: o contato constante do móvel com a água pode causar rachaduras e mofo.

2. Atenção para os produtos de limpeza

Álcool e acetona são alguns dos produtos de limpeza proibidos na madeira. Foto: Bigstock
Álcool e acetona são alguns dos produtos de limpeza proibidos na madeira. Foto: Bigstock

O ideal para o dia-a-dia é utilizar apenas um pano seco ou levemente umedecido. Se necessário, os produtos mais indicados para a uma limpeza mais pesada são o sabão ou detergente neutros. O uso de alguns produtos comuns, como a acetona e o álcool, podem manchar o móvel de forma irreversível. Produtos corrosivos nunca devem ser aplicados.

3. Evite a exposição ao sol

A cor e a textura dos móveis pode variar quando são expostos à contínua exposição ao sol, variações climáticas e poluição. Quando o móvel é laqueado, isso faz com que a pintura comece a descascar. Por isso, o ideal é manter os móveis em ambientes que não tomem sol nem peguem chuva, dando uma estabilidade de condições no espaço.

4. Cuidados no dia-a-dia

Móveis externos devem ficar em espaços com sombra. Foto: divulgação/Tramontina
Móveis externos devem ficar em espaços com sombra. Foto: divulgação/Tramontina

Evite colocar panelas ou objetos quentes em contato direto com o móvel. Isso pode causar manchas indesejadas e transformar o tampo da mesa em um mosaico com o formato da base da panela! Evite também objetos úmidos, que soltem tinta, pontiagudos ou cortantes. Em todos os casos, vale o uso de um suporte sobre o móvel. Quando derrubar algum líquido sobre a madeira, seque o quanto antes para também evitar a formação de manchas.

LEIA MAIS:

Seu móvel de madeira manchou? Saiba como recuperá-lo

Patinetes elétricos são mais poluentes que carros, afirma estudo

Por que a Irlanda é um dos dez lugares mais caros do mundo para alugar uma casa?

Conheça instituições de Curitiba que aceitam móveis usados e até buscam em casa

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]