Organização

Siga esse passo a passo e limpe a casa em 30 minutos

HAUS
03/05/2019 20:00
Thumbnail

Em apenas 30 minutos não dá para fazer uma faxina geral, mas é possível por ordem e receber visitas sem passar vergonha. Foto: Pixabay

De repente chega uma mensagem, toca o telefone e você descobre que receberá amigos ou familiares no mesmo dia, em questões de horas. Neste momento você olha para casa e vê tudo de cabeça para baixo. A dona de casa e influenciadora digital Iborema de Almeida, criadora do grupo no Facebook “Marias Vem Comigo” segue um roteiro prático e eficiente e garante: com ele é possível por ordem em tudo gastando apenas meia hora.
“Os participantes do grupo contam o quanto a rotina deles é corrida e, por isso, temos que nos virar para conseguir manter a casa organizada e limpa. Nesses 30 minutos dá para ‘dar aquele tapa’ geral nos ambientes”, aponta. Mas ela lembra que é importante fazer uma faxina mais detalhada pelo menos uma vez a casa duas semanas. As dicas foram preparadas em parceria com a marca Bettanin, fabricante de produtos para limpeza doméstica.

Confira o passo a passo

1º passo – Recolhendo o lixo e a bagunça

Recolher o lixo é prioridade. De nada adianta um ambiente limpo, porém malcheiroso. Antes de mais nada, ela recomenda que a pessoa pegue um saco para lixo e passe por toda a casa recolhendo as sujeiras, principalmente os lixos dos banheiros e da cozinha. É importante ter em casa sacos grandes e com fundo reforçado, assim não se corre o risco de acidentes de percurso.
Foto: Pixabay.
Foto: Pixabay.
“Como o tempo é curto, não dá para guardar todos os objetos que estiverem fora do lugar. Por isso, recomendo pegar uma caixa ou um cesto e colocar tudo lá provisoriamente. É sempre melhor deixar para guardar as coisas com calma depois, para não acumular bagunça nos armários”, indica.

2º passo – Comece pelos quartos

Arrume as camas, varra e passe um pano no chão. “Nessas horas é preciso utilizar produtos eficientes e práticos. Eu recomendo sempre a utilização dos Mops, pois eles fazem o papel de vassoura, rodo e pano de chão em um único utensílio”, conta.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Iborema recomenda um modelo específico de mop, conhecido como Mop Spray. “Este modelo traz um spray que pode ser facilmente acionado por um gatilho manual e possui um reservatório para colocar líquidos, por exemplo, água e um limpador perfumado para dar um cheirinho de limpeza.”

3º passo – Depois, o banheiro

“Passe um pano úmido com detergente na pia e vaso sanitário para tirar a sujeira mais grossa, ou use e abuse da praticidade dos produtos estilo “lenço umedecido”. Este é um produto novo no mercado e é classificado por Iborema como o “o máximo da praticidade”. Eles são panos umedecidos para a limpeza e como eles vêm prontos para o uso são muitos práticos e eficientes.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Depois, varra o chão ou utilize o Mop também na limpeza do banheiro. “Uma dica é trocar os tapetes e toalhas para dar ao ambiente um aspecto de limpo e organizado”.

4º passo – Agora, a sala

“A limpeza da sala costuma ser mais rápida, ainda mais se você já tiver recolhido a bagunça. O segredo está em deixar tudo bem organizado!” Passe uma flanela nos móveis e faça o mesmo processo de varrer ou passar o Mop no chão. Organize todos os itens de decoração e ajeite as almofadas e as cortinas.

5º passo – E por fim, a cozinha

“Para mim, uma cozinha limpa e organizada é aquela que não tem louça suja na pia ou espalhadas pelos balcões. Portanto, o primeiro passo nesse ambiente é lavar a louça, secá-las e guardá-las.”
Caso a pessoa perceba que não terá tempo para isso, Iborema recomenda colocar panelas ou louças mais difíceis embaixo da pia ou em um ambiente externo, para serem lavados depois. Copos, pratos e talheres, já são mais fáceis de lavar e organizar.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
A influencer pondera que não haverá tempo de fazer uma limpeza correta no fogão, mas vale usar um pano, preferencialmente de microfibra, para tirar o excesso de sujeira. Mais uma vez, repita o processo de varrer o chão ou passar o Mop. “Os Wipes (lenços umedecidos) também funcionam bem para a limpeza do fogão, pia, balcões, pois desengorduram e retiram a sujeira com facilidade.”

6º passo – Finalize com chave de ouro

Foto: Fred Kendi/ Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Fred Kendi/ Arquivo Gazeta do Povo
Use e abuse dos aromatizadores de ar. “Eles trazem harmonia e garantem um cheiro agradável para os ambientes.”

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!