Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Em apenas 30 minutos não dá para fazer uma faxina geral, mas é possível por ordem e receber visitas sem passar vergonha. Foto: Pixabay
Em apenas 30 minutos não dá para fazer uma faxina geral, mas é possível por ordem e receber visitas sem passar vergonha. Foto: Pixabay | Foto:

De repente chega uma mensagem, toca o telefone e você descobre que receberá amigos ou familiares no mesmo dia, em questões de horas. Neste momento você olha para casa e vê tudo de cabeça para baixo. A dona de casa e influenciadora digital Iborema de Almeida, criadora do grupo no Facebook “Marias Vem Comigo” segue um roteiro prático e eficiente e garante: com ele é possível por ordem em tudo gastando apenas meia hora.

“Os participantes do grupo contam o quanto a rotina deles é corrida e, por isso, temos que nos virar para conseguir manter a casa organizada e limpa. Nesses 30 minutos dá para ‘dar aquele tapa’ geral nos ambientes”, aponta. Mas ela lembra que é importante fazer uma faxina mais detalhada pelo menos uma vez a casa duas semanas. As dicas foram preparadas em parceria com a marca Bettanin, fabricante de produtos para limpeza doméstica.

Confira o passo a passo

1º passo – Recolhendo o lixo e a bagunça

Recolher o lixo é prioridade. De nada adianta um ambiente limpo, porém malcheiroso. Antes de mais nada, ela recomenda que a pessoa pegue um saco para lixo e passe por toda a casa recolhendo as sujeiras, principalmente os lixos dos banheiros e da cozinha. É importante ter em casa sacos grandes e com fundo reforçado, assim não se corre o risco de acidentes de percurso.

Foto: Pixabay.
Foto: Pixabay.

“Como o tempo é curto, não dá para guardar todos os objetos que estiverem fora do lugar. Por isso, recomendo pegar uma caixa ou um cesto e colocar tudo lá provisoriamente. É sempre melhor deixar para guardar as coisas com calma depois, para não acumular bagunça nos armários”, indica.

2º passo – Comece pelos quartos

Arrume as camas, varra e passe um pano no chão. “Nessas horas é preciso utilizar produtos eficientes e práticos. Eu recomendo sempre a utilização dos Mops, pois eles fazem o papel de vassoura, rodo e pano de chão em um único utensílio”, conta.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Iborema recomenda um modelo específico de mop, conhecido como Mop Spray. “Este modelo traz um spray que pode ser facilmente acionado por um gatilho manual e possui um reservatório para colocar líquidos, por exemplo, água e um limpador perfumado para dar um cheirinho de limpeza.”

3º passo – Depois, o banheiro

“Passe um pano úmido com detergente na pia e vaso sanitário para tirar a sujeira mais grossa, ou use e abuse da praticidade dos produtos estilo “lenço umedecido”. Este é um produto novo no mercado e é classificado por Iborema como o “o máximo da praticidade”. Eles são panos umedecidos para a limpeza e como eles vêm prontos para o uso são muitos práticos e eficientes.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Depois, varra o chão ou utilize o Mop também na limpeza do banheiro. “Uma dica é trocar os tapetes e toalhas para dar ao ambiente um aspecto de limpo e organizado”.

4º passo – Agora, a sala

“A limpeza da sala costuma ser mais rápida, ainda mais se você já tiver recolhido a bagunça. O segredo está em deixar tudo bem organizado!” Passe uma flanela nos móveis e faça o mesmo processo de varrer ou passar o Mop no chão. Organize todos os itens de decoração e ajeite as almofadas e as cortinas.

5º passo – E por fim, a cozinha

“Para mim, uma cozinha limpa e organizada é aquela que não tem louça suja na pia ou espalhadas pelos balcões. Portanto, o primeiro passo nesse ambiente é lavar a louça, secá-las e guardá-las.”

Caso a pessoa perceba que não terá tempo para isso, Iborema recomenda colocar panelas ou louças mais difíceis embaixo da pia ou em um ambiente externo, para serem lavados depois. Copos, pratos e talheres, já são mais fáceis de lavar e organizar.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

A influencer pondera que não haverá tempo de fazer uma limpeza correta no fogão, mas vale usar um pano, preferencialmente de microfibra, para tirar o excesso de sujeira. Mais uma vez, repita o processo de varrer o chão ou passar o Mop. “Os Wipes (lenços umedecidos) também funcionam bem para a limpeza do fogão, pia, balcões, pois desengorduram e retiram a sujeira com facilidade.”

6º passo – Finalize com chave de ouro

Foto: Fred Kendi/ Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Fred Kendi/ Arquivo Gazeta do Povo

Use e abuse dos aromatizadores de ar. “Eles trazem harmonia e garantem um cheiro agradável para os ambientes.”

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]