Organização

Síndicos profissionais são opção para profissionalizar administração de prédios

Felipe Martins*
24/10/2016 11:55
Thumbnail

Adquirir ou alugar um imóvel, seja em casa ou prédio, requer atenção para alguns pontos (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo) | Gazeta do Povo

Se você mora em prédio ou condomínio, provavelmente deve saber quem é o síndico. Talvez você não saiba o tanto de coisas que essa pessoa tenha que fazer, mas sabe que, para qualquer problema, ‘chame o síndico!’.
Em geral, esta pessoa é eleita em assembleia, para ocupar o cargo em mandatos de até no máximo dois anos. Mas é cada vez mais comum ver condomínios que optam por contratar o chamado síndico profissional. Embora não exista uma regulamentação para a profissão, a opção dos condôminos por um síndico externo é prevista por lei – o que não necessariamente significa que este perfil de profissional é indicado para todos os tipos de condomínio.
Em termos de vantagens, os síndicos profissionais oferecem a profissionalização do serviço de administração e gestão. Conjuntos habitacionais grandes tendem a ter bastante trabalho, e administrar finanças e representar judicialmente o condomínio requer conhecimento. Além de especializados em legislação, ter um administrador externo também pode ser vantajoso pela isenção na hora de mediar conflitos – algo bastante comum em prédios.
Por outro lado, a contratação não significa que o trabalho dos condôminos acaba. “Você deixa de ter o morador como figura de síndico, mas vai depender muito mais de um conselho fiscal. Vai exigir muito mais dos conselheiros, porque o síndico profissional vai manejar todo o dinheiro dos moradores, e o conselho precisa ficar atento ao trabalho”, explica Gilmar Sielski, vice-presidente de administração de condomínios do Sindicato da Habitação e Condomínios (SECOVI-PR).
Outra questão que precisa ser ponderada entre os condôminos é o custo com este tipo de profissional. Sielski indica que um síndico externo pode custar a partir de R$400, dependendo do trabalho, e pode passar de R$3.000 quando são grandes condomínios. “A amplitude é muito grande, porque depende do número de moradores e do padrão do condomínio, do que o condomínio oferece. O profissional tem que saber balizar” conclui.

*especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Quanto custa e quais os cuidados para ter um playground no condomínio

Saiba quanto custa e como limpar sua caixa d’água

Como resolver os principais conflitos de garagens nos condomínios

Adaptações em casa deixam a vida do idoso mais confortável

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!