i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Saiba como evitar acidentes e explosões durante impermeabilização

  • PorGazeta do Povo*
  • 30/01/2018 15:28
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

*matéria atualizada em 1º de julho de 2019.

Um apartamento sofreu uma explosão no Água Verde, em Curitiba, na manhã do último sábado (29). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a causa da explosão pode ter ocorrido porque um profissional impermeabilizava o sofá da residência com produto inflamável.

Sim, há riscos na impermeabilização quando há o uso de produtos inflamáveis. Isso porque há dois tipos diferentes de impermeabilizantes utilizados no mercado: um a base d’água e um a base de solvente — este, sim, altamente inflamável.

A principal diferença entre os dois é o tempo de secagem. Quem explica é Jamil Maciel Pinheiro Junior, proprietário da NSClean. “A aplicação do produto a base d’água demora 72 horas para a secagem, enquanto com solvente são apenas 40 minutos: em quatro horas o cliente já pode usar”, esclarece. Nesse caso, ele destaca que os cuidados são os mesmos que valem para qualquer produto químico. “Deve-se ter cuidado redobrado com a ventilação, o local precisa estar com portas e janelas abertas”.

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Ele garante que a aplicação não utiliza energia elétrica, já que a bomba que pulveriza o material é completamente manual. “A máquina faz pressão dentro do próprio bombeador. É um sistema totalmente inofensivo. A única forma de causar uma explosão é por ignição direta”, ressalta.

Vantagens e preço

A impermeabilização garante vida útil mais longa e evita dores de cabeça com acidentes e manchas, impedindo que qualquer líquido derrubado penetre no tecido, facilitando a limpeza. Quando feita por empresas especializadas, dura de um a três anos, dependendo do uso da peça. No caso de aplicação própria, a substância dura até um ano.

A impermeabilização é especialmente indicada para pessoas com crianças, com animais de estimação, com estofados claros ou que têm o costume de dar festas com frequência. Em empresas especializadas, a faixa de preço é de R$ 80 por assento para ambos os tipos de impermeabilização.

Também dá para fazer sozinho a aplicação. Nesse caso, prefira produtos sem solventes inflamáveis. Basta olhar o rótulo, que deve indicar se o composto é inflamável. Veja o exemplo abaixo!

Fontes: Jamil Maciel Pinheiro Junior, proprietário da NSClean, Anderson Luiz Pinheiro, gerente da Premyer Protection, e Mercedes Pinheiro, proprietária da NSWASH.

Serviço | NSClean, Rua Leôncio Lopes Cortiano, 817, fone (41) 3053-7566 e www.nsclean.com.br. NSWASH, Rua Pato Branco, 80, loja 1, fone (41) 3053-7566 e www.nswash.com.br. Premyer Protection, Rua Prof. Álvaro Jorge, 262, fone (41) 8434-3210 e www.premyerprotection.com.br. RClean, Rua Dr. Cézar Luiz Teixeira, 96, fone (41) 9922-6820 e www.rcleancuritiba.com.br. Sisko, Rua Alberto Rutz, 407, fone (41) 4106-5611 e www.sisko.com.br. Sofá Limpo, Rua Emiliano Perneta, 822, sala 607, fone (41) 3023-3024 e www.sofalimpo.com.br.

LEIA TAMBÉM

Apartamento no Bigorrilho disputa título de melhor ?apê? do mundo

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.