Organização

Vai reformar a casa? Saiba como proteger o piso durante a obra

Sharon Abdalla
24/07/2017 14:45
Thumbnail

Em alguns tipos de obras somente a lona ou papel jornal não serão suficientes para proteger o piso durante a obra. Foto: Bigstock.

Manter a sujeira e os respingos de massa, tinta e gesso longe do piso durante uma reforma é tarefa quase impossível. Por isso, antes de começar a obra, é fundamental atentar para a proteção do revestimento, que pode sofrer danos irreparáveis e fazer com que o resultado final não seja satisfatório.
Entre eles estão a possibilidade de manchas, riscos e trincas, que podem danificar de cerâmicas e porcelanatos a mármores e pisos de madeira. Além do retrabalho e do atraso na conclusão da obra, tais incidentes elevam o custo da reforma devido à necessidade de se lixar ou até mesmo substituir o revestimento.
“O material para a proteção do piso não é caro e, caso aconteça algum acidente, o gasto para a troca ou o reparo será maior. Às vezes, as peças de reposição nem são encontradas pelo fato de o piso já estar fora de linha”, alerta Leandro Escorsim, sócio-diretor das lojas Água Verde e Ecoville da Doutor Resolve.

Lona e jornal

Apesar de muito utilizado, o tradicional jornal não está entre as opções recomendadas pelos especialistas em reformas para a proteção do piso. Isso porque ele costuma rasgar com facilidade e pode “caminhar” sobre o revestimento, deixando partes do piso desprotegidas.
Renovations. Painting tools and floor protected by plastic.
Renovations. Painting tools and floor protected by plastic.
“O mesmo acontece com a lona”, compara Alexandre Osser, sócio fundador da Salvabras, empresa que trabalha com soluções de proteção para a construção civil, transporte e setor moveleiro.
Assim, se você optar por utilizar uma dessas proteções, certifique-se de que ela esteja bem instalada – prendê-la com fita crepe pode ajudar neste sentido – e que todos os cantos do piso estejam cobertos. Isso evita aborrecimentos futuros.

Proteção extra

Na opinião de Escorsim, os materiais mais indicados para a proteção do revestimento são o papelão corrugado (que apresenta uma face lisa e outra ondulada) ou os do tipo “Salva Piso”. “Eles são mais resistentes”, aponta.
Elaborado especificamente para a proteção de pisos durante a obra, o Salva Piso é uma espécie de manta composta por papel kraft impermeável e plástico bolha de alta resistência, que não estoura sob pressão, como ocorre com sua versão mais “popular”.
“Se uma ferramenta leve, como uma chave de fenda, cair sobre o piso, ele irá absorver o impacto. Além disso, a proteção não desliza pelo chão, como ocorre com outros tipos de materiais”, explica Osser, da Salvabras, dona da marca Salva Piso.
Para os revestimentos de madeira, a empresa oferece uma segunda versão do produto. Ela conta com uma terceira camada, de TNT, que absorve a umidade e evita manchas na superfície. O produto é comercializado nas casas especializadas do ramo em bobinas de 5m, 10m, 15m ou 25m lineares x 1,2 m de largura. O preço do m² do produto gira entre R$ 4 e R$ 5 reais, de acordo com Osser.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!