Tendência

Haus

Painel ripado: 7 projetos do Anuário HAUS 2021 para inspirar a decoração

Stephanie D'Ornelas, especial para HAUS
20/10/2021 12:33
Thumbnail

Com criatividade, painel ripado pode ser usado em lugares menos convencionais. Neste projeto assinado pela arquiteta Gabriela Casagrande, o elemento decorativo separa o hall de entrada da cozinha. | Eduardo Macarios/Divulgação

Na cabeceira do quarto, no painel da televisão, em um detalhe na parede da cozinha: independentemente do ambiente em que é inserido, o painel ripado dá um toque de charme e sofisticação ao ambiente. A versatilidade desse elemento permite que ele integre a decoração de diferentes cômodos e que possa assumir funções diversas.
O painel ripado pode ser usado, por exemplo, em painéis fixos com foco decorativo ou em painéis móveis que servem como divisória de ambientes. O elemento também pode integrar a composição de móveis e revestir paredes ou teto, auxiliando a esconder cabos e instalações indesejadas.
Por todos esses motivos, esse elemento decorativo tem ganhado cada vez mais espaço em projetos residenciais e comerciais. O Anuário HAUS 2021, que reúne as principais tendências da arquitetura e decoração, traz projetos que utilizam o painel ripado de maneira criativa em ambientes cheios de personalidade. Aqui, selecionamos sete propostas inspiradoras. Confira!

Elegância nos detalhes

Detalhes em madeira ripada agregam valor estético ao mobiliário.
Detalhes em madeira ripada agregam valor estético ao mobiliário.
A busca pela sensação de aconchego pautou esse projeto litorâneo assinado pelo escritório Laryssa Rocha Arquitetura. O uso de cores claras, como o branco e o bege, foi complementado com a lâmina de MDF amadeirada, que tem como diferencial os detalhes feitos em madeira ripada.
Móveis planejados com detalhes em madeira ripada: modernidade e sofisticação.
Móveis planejados com detalhes em madeira ripada: modernidade e sofisticação.
O elemento é o destaque da ilha central da cozinha e foi aplicado de maneira criativa em apenas uma parte da estante da sala de jantar. O projeto é um exemplo de que é possível ousar na hora de utilizar os paineis ripados, mantendo a sofisticação.

Setorização de ambientes

Painel ripado cinza pode ser combinado com elementos em madeira.
Painel ripado cinza pode ser combinado com elementos em madeira.
Mobiliar um apartamento de maneira útil e otimizada pode ser um verdadeiro desafio. Neste projeto, a OneTip Arquitetura e Engenharia buscou aproveitar cada ambiente ao máximo, integrando-os de maneira sofisticada. Apesar de não haver divisórias entre essa sala de estar e a sala de jantar, a primeira tem um detalhe único que auxilia na setorização do ambiente: uma parede revestida com painel ripado, onde foi instalado o painel da TV. Uma lareira ecológica em silestone deixou o espaço ainda mais convidativo.
Paleta de cores neutras traz tons de cinza e amadeirado.
Paleta de cores neutras traz tons de cinza e amadeirado.

Rústico chic

Painel ripado "esconde" porta.
Painel ripado "esconde" porta.
A proprietária dessa cobertura no tradicional bairro Vila Isabel, em Curitiba, se define como uma "rústica chic". O estilo transparece em todo o projeto da residência, assinado pelo W.U.B. Arquitetos Associados. Com o uso de madeira natural, os painéis ripados se tornaram os protagonistas dos ambientes, da sala de estar à cozinha. Na sala, a madeira ripada foi usada no revestimento da parede e na porta de entrada, que ficou camuflada. A estante em madeira em tom similar ao do painel cria uniformidade e transmite elegância.
Madeira ripada compõe península e uma das paredes da cozinha.
Madeira ripada compõe península e uma das paredes da cozinha.

Estilo contemporâneo

Mix de texturas: cabeceira da cama estofada e painel de madeira ripada.
Mix de texturas: cabeceira da cama estofada e painel de madeira ripada.
Se você quer uma cabeceira de cama diferente e cheia de personalidade, a madeira ripada pode ser uma boa opção. Essa foi a escolha para o quarto do Apartamento MV, assinado pelo escritório Gabriela Casagrande Arquitetura. O projeto, feito para uma jovem que adora receber amigos, transmite versatilidade e jovialidade a partir de um estilo contemporâneo e minimalista. A marcenaria, realizada toda em MDF Carvalho, confere a sensação de calor e aconchego. Na sala de estar, a madeira ripada dá um toque sofisticado à estante.

Clássico

Cabeceira com estilo e iluminação.
Cabeceira com estilo e iluminação.
Neste projeto da Tríade Design, o painel ripado também foi a escolha para a cabeceira da cama do quarto do casal. A madeira ripada de tom escuro foi realçada pela iluminação suave proporcionada pelas fitas de LED. No escritório, um painel ripado branco com um toque provençal mantém o estilo clássico e discreto do ambiente.

Minimalista

Projeto pensado para promover bem-estar físico e mental.
Projeto pensado para promover bem-estar físico e mental.
Neste consultório médico, os painéis ripados interagem com a marcenaria. Em uma das salas, o elemento é o pano de fundo das prateleiras decorativas. Em outra parede, ela foi o suporte para um grande espelho redondo e para a cuba, agregando valor estético ao recinto. A escolha pela madeira ripada garantiu a sofisticação dos ambientes assinados pelo Estúdio Elmor. Neste projeto minimalista, o design e a arquitetura foram pensados para promover o bem-estar físico, mental e social do paciente. Tons neutros e elegantes foram a aposta para transmitir a sensação de tranquilidade.

Espaço gourmet

A madeira ripada também é tendência em móveis planejados. Neste espaço gourmet e adega projetados pela arquiteta Angela Setim, o elemento foi utilizado em um detalhe da cristaleira e na composição da península, onde o amadeirado gera contraste com as bancadas em Corian Glacier White. Um painel ripado na área interna da cozinha fortalece a unidade visual do ambiente, que foi projetado para atender ao desejo de um ambiente claro, amplo e aconchegante para receber os amigos e tomar um bom vinho.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!