5 dicas para cuidar bem das suas plantas no inverno

Aléxia Saraiva
14/06/2019 10:30
Thumbnail

Foto: reprodução/Pinterest

As temperaturas caem, as noites ficam mais longas e os dias, mais curtos. As características do inverno mudam radicalmente o comportamento das plantas, e os cuidados diários que se deve ter com elas precisam ser adaptados para que elas enfrentem o período sem dificuldade.
A principal diferença do inverno vem do fato de que, com menos luz, a maior parte das plantas passa a ‘hibernar’, economizando energias para poder florescer na primavera. “Essa diferença no fotoperíodo – período de luz disponível para planta fazer o processo metabólico – faz com que ela entre em um estado de dormência. A planta entende pelos seus processos químicos que ela precisa poupar energia“, explica Sophia Louise Karl Queiroz, engenheira agrônoma do Ateliê SLK.
Por isso, enquanto a planta está ‘dormindo’, vários hábitos precisam se adaptar conforme suas novas necessidades — e o maior segredo é aquele que vale para o ano inteiro. “Não existe receita, você precisa observar suas plantas“, ressalta Sophia. Para isso, entenda o que muda no período de frio e veja dicas para ajudar as espécies a passar pelo inverno sem dificuldades.

Menos água

A lição número um é regar menos. Isso acontece porque, com a temperatura fica mais baixa, a umidade permanece mais alta. Se a frequência de água continua a mesma, a água acumula e pode apodrecer raízes e folhas.
“Não existe uma receita de bolo – tantos copos a cada tantos dias. O mais importante é observar a planta — se está seca, regar. Se está úmida, não regar, porque elas não gostam de ficar o tempo todo molhadas”, alerta Sophia.
Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
A hora do dia também importa. O ideal é regar nas primeiras horas do dia, de manhã. “À noite a temperatura cai e a água fica acumulada nos pratos. Ao meio-dia, pode queimar as plantas”, complementa.

Adubo sim!

O período ideal para adubar as plantas é logo antes do inverno, já que os nutrientes  dão energia extra para as plantas passarem por essa fase mais fortes.
De modo geral, Sophia recomenda uma adubação a cada três meses, que auxilia a recuperação das plantas durante a época de manutenção nutricional. Para isso, um adubo que funciona bem de modo geral é o do tipo NPK 10-10-10, igualmente potente em nitrogênio, fósforo e potássio. “Também é importante que a terra tenha micronutrientes, essenciais principalmente pra frutificação”, lembra a profissional.

Melhor época para poda

Para árvores, roseiras e outras espécies que necessitam de poda, o inverno é o melhor período, já que no estado de dormência a planta sofre menos. Além disso, isso direciona a espécie para folhas e frutos melhores na primavera. “Quando você faz uma poda bem feita, você mostra para a planta como você quer que ela se comporte. Isso gera flores mais bonitas e maiores e frutos de maior qualidade. Muita gente não poda e a árvore fica lotada de frutos minúsculos”, acrescenta.
Aproveite o inverno e faça poda nas suas plantas: o cuidado é obrigatório para uma florescência exuberante na próxima estação. Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo
Aproveite o inverno e faça poda nas suas plantas: o cuidado é obrigatório para uma florescência exuberante na próxima estação. Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo
A dica é podar nos meses sem R no nome: maio, junho, julho e agosto. A poda deve ser realizada na diagonal, para não acumular água. E, para a cicatrização dos ramos, canela em pó: antifúngica e antibactericida, ajuda a conter a proliferação de doenças.

Cuidado com fungos e bactérias

Falando em doenças, é verdade que as plantas ficam doentes mais facilmente no inverno, já que o excesso de umidade permite uma maior proliferação de fungos e bactérias. “A temperatura já causa um estresse térmico e deixa as plantas mais suscetíveis. Aliado a um excesso de umidade do solo, pode causar doenças e fungos”. Ou seja: outra razão para economizar na água.

Evitando a geada

Para cuidar das plantas em jardins ou ambientes externos, a atenção com a geada precisa ser um hábito. A geada forma uma película de gelo em cima das plantas que faz com que as folhas queimem quando nasce o sol. Para dias que a previsão do tempo acusa essa possibilidade, Sophia elenca duas formas possíveis de evitar o problema.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
O primeiro deles consiste em cobrir as plantas com uma manta ou uma lona na noite anterior. “A lona vai tanto proteger termicamente quanto evitar o sol”, explica. Mas importante: não dá pra deixar a lona o dia todo, mas apenas até o sol nascer. Para plantas em varandas, sacadas e terraços, a solução é ainda mais simples: trazer os vasos para dentro de casa.
A segunda maneira de evitar a geada é regar as plantas antes do sol nascer. “Quando você rega, o orvalho derrete e a película de gelo vai sair”, conclui.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!