Paisagismo

Paisagismo e Jardinagem

Cinco sinais de que a sua suculenta não vai bem e como resolver

Aléxia Saraiva
30/04/2018 15:00
Thumbnail
A febre das suculentas virou a porta de entrada de muitos para o mundo da jardinagem. São várias espécies que levam o apelido por armazenarem nas folhas ou no caule uma grande quantidade de água. E é esse detalhe que define o principal cuidado que se deve ter com elas: a pouca rega. Além disso, basta colocá-las no sol e pronto: elas vão crescer fortes e vistosas.
No entanto, alguns sinais costumam indicar quando algo não vai bem. Por isso, é importante estar atento e saber interpretar esses possíveis problemas. Listamos alguns dos sintomas mais comuns apresentados pelas plantas, o que eles querem dizer e como resolver o problema.

Folhas murchas

“Se a planta fica muito enrugada, normalmente é um indicativo de desidratação. A primeira coisa a fazer é aumentar a rega e observar“, explica Vanessa Ijaille, especialista em jardinagem da empresa Jardim de Pedra. Ela cultiva e coleciona suculentas há anos.
Maria Isabel Reis, da Borealis, loja especializada em plantas para interiores, dá mais uma dica. “Por estar enrugada, às vezes a pessoa se empolga e dá mais água do que precisa. Então é preciso ter paciência e não regar todo dia“.
Ijaille explica que a regra de ouro para saber quando regar as plantas é molhar quando a terra secar. “Tudo interfere no tempo que leva pra água secar, então o melhor é ver quando o substrato está seco e regar“, explica. “É mais importante molhar poucas vezes e molhar bem do que molhar várias vezes, mas pouco”. Segundo Reis, regar uma vez por semana geralmente dá bons resultados.

Folhas secas

Ao contrário do que pode parecer, não é um problema quando as folhas inferiores da planta começam a secar — a tendência é que isso aconteça, já que essas são as folhas mais velhas. “Ela tem um período de vida que vai trocando de folha, isso é normal”, conta Reis. Nesse caso, é só remover as folhas já sem vida.
Ela reforça só que isso pode ser um problema se toda a planta começar a apresentar essa característica. “Se for em toda planta, é falta de água combinada com muito sol. Geralmente, isso não é um problema, mas pode ser se associado a muita luz”. Nesse caso, a regra é fácil: é só voltar a regar.
As suculentas precisam de cerca de 3h de sol por dia.
As suculentas precisam de cerca de 3h de sol por dia.

Estiolamento

Quando a suculenta começa a crescer demais, normalmente inclinada, ela está estiolada. É um sinal clássico de falta de sol, geralmente quando a planta costuma ficar em ambientes fechados ou longe da luz. Isso faz com que ela cresça buscando a direção ao sol.
As suculentas são plantas de sol. [O ideal é] o mínimo de 3 horas de sol direto, de qualquer horário”, explica Ijaille. “É importante frisar que as plantas têm que ter uma adaptação”. Por isso, ao adquirir uma suculenta, o melhor é começar a colocá-la no sol da manhã, quando a luz é mais fraca, para depois acostumá-la ao sol mais forte.
Outros sintomas da falta de sol são folhas muito claras e esbranquiçadas. “A dica é que a pessoa tenha sempre a sensibilidade de olhar pra planta. Ela é um ser vivo e precisa de cuidados, mas a suculenta não tem muito segredo: deixar no sol e regar uma vez por semana“, comenta Reis.

Folhas manchadas

De acordo com Ijaille, manchas nas folhas normalmente indica que a planta está com algum tipo de fungo. Para resolver esse problema, o ideal é cortar as folhas doentes e aplicar um fungicida. Pra prevenir que isso aconteça, ela indica colocar na terra da suculenta adubo à base de cobre ao menos uma vez por mês. “É um preventivo porque fortalece a planta, e você encontra em qualquer floricultura”, comenta.
Já Reis indica levar a planta para algum especialista e, para evitar o problema, ter certeza que a terra está sempre adubada e possui quantidade suficiente de nutrientes.

Raízes visíveis

Se as raízes começam a aparecer por cima da terra, soltas, é porque a planta pode não estar conseguindo absorver os nutrientes do subtrato. “É bom tirar a planta da terra, lavar as raízes e trocar o substrato. A maioria das vezes em que isso acontece é porque o subtrato não está bom”, conta Ijaille.
Por isso, segundo a especialista, é importante que as suculentas não sejam plantadas diretamente na terra, mas que sejam adubadas com esse substrato que contém os nutrientes necessários para que ela viva. Quando se compra a suculenta em alguma loja, normalmente ela já vem com esse adubo específico.
As suculentas crescem de acordo com o tamanho do vaso.
As suculentas crescem de acordo com o tamanho do vaso.

Dicas para iniciantes

A suculenta é uma planta que cresce de acordo com o tamanho do vaso. Se a intenção é deixá-la grande, é necessário trocar o vaso conforme ela ganhe tamanho. Mas a escolha do recipiente é fundamental para que ela fique bem: o vaso deve ser furado, para que o excesso de água não fique acumulado. Por isso, cachepôs não são tão indicados nesse caso.
Ijaille complementa que é interessante preencher o fundo do vaso com pedrinhas, que vão servir de dreno. No mais, é a prática que vai ensinar a cuidar das plantas cada vez melhor. “A maior dica é não desistir. Todo mundo erra no começo. Tem que buscar informação, a prática ajuda nesse sentido”.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!