8 plantas com formatos fofinhos para decorar sua casa

Luciane Belin*
19/06/2019 17:15
Thumbnail

Foto: Reprodução/Instagram/Borealis Plantas

Um batom? Um coração? Um a parte do corpo de algum bichinho? Parece, mas não é! São plantas lindas e charmosas para ter em casa e transformar seu jardim em um espaço cheio de personalidade e fofura!
Segundo a proprietária da Borealis Plantas e sócia do Botanique, Patrícia Belz, existem espécies com formatos inusitados vindas de várias regiões do mundo, dos continentes mais quentes aos mais gelados, com diferentes demandas de cuidados, mas muitas delas possíveis de se encontrar aqui no Brasil também. Confira!

Columéia-batom

Foto: Crocus UK
Foto: Crocus UK
Existente em diferentes variações, a Aeschynanthus radicans é uma planta vinda da península malaia que está disponível em diferentes tons de vermelho, de um mais vivo a outro que pende para o bordô.
Se bem cuidadas e em um ambiente adequado, as flores da Columéia-batom podem permanecer durante todo o verão. Elas têm este nome pois, quando fechadas, parecem um belo batom vermelho.
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Tinhorão

O divertido formato de orelha de elefante é o destaque da Caladium, uma planta da América do Sul que traz uma série de detalhes interessantes sobre seu cuidado e aspecto.
Segundo Patrícia, existem mais de mil variações da orelha de elefante e um aspecto sobre ela costuma fazer com que a plantinha seja descartada por muitas pessoas: “Especialmente no inverno, muitas pessoas acham que a planta morreu mas ela apenas está adormecida”, diz. Segundo ela, a Caladium é uma planta bulbosa, então é possível retirar e guardar os bulbos fora da terra e replantá-los na primavera.

Suculenta orelha de gato

Orelhas são formatos comuns para as plantinhas. Além da de elefante, há ainda uma suculenta que tem formato de orelha de gato, a Kalanchoe Tomentosa.
Vinda de Madagascar, ela é tão fácil de cuidar quanto qualquer suculenta: “Regar somente quando o solo estiver seco, manter em local bem iluminado”.
Foto: Agnieszka Kwiecień/ Wikimedia Commons
Foto: Agnieszka Kwiecień/ Wikimedia Commons
O que faz com que ela tenha este nome é fato de que suas folhas são todas cobertas por pelos curtos que criam o aspecto aveludado ou peluciado de uma orelhinha de gato.

Columéia-peixinho

Assim como a Columéia-batom, outro tipo de columéia também imita o formato de outro item, neste caso o peixinho-dourado. Com nome científico de Columnea Gloriosa, esta planta é originária da América do Norte e Central, além do Caribe.
Assim como a sua irmã, suas flores podem permanecer durante todo o verão abertas e saudáveis.
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Peperômia melancia

Mais pelas cores do que pelo formato, a Peperomia Argyreia lembra muito uma melancia, com suas listras em tons de verde variados. Vinda do Norte da América do sul, ela é uma planta fácil de cuidar e fascinante para ter em casa e o que chama a atenção nelas são muito mais as folhas do que as flores, que muita gente nem sabe que ela tem. “As flores são inflorescências em formato de espiga, com flores bem pequenas, quase imperceptíveis”.
Foto: Divulgação/ Botanique
Foto: Divulgação/ Botanique

Marimo Bolinha

O nome científico é Aegagropila linnae, mas pode chamar de Marimo bolinha. Essa planta charmosíssima parece um pom-pom verde e fofo, mas é de verdade!
Foto: Divulgação/ Botanique
Foto: Divulgação/ Botanique
Encontrado em lagos gelados no hemisfério norte e especialmente no Japão e Islândia, o marimo só sobrevive no Brasil com alguns cuidados especiais. “Precisa ficar em um recipiente com água que deve ser trocada semanalmente. Quando for fazer a troca, é preciso lavar o marimo em água corrente e enrolar com as mãos, para manter o formato de “bolinha”. Deixar em um ambiente com luminosidade, mas não com luz solar direta”, explica Patricia.
Ela conta ainda que a plantinha é cercada de histórias. “Segundo o folclore japonês, os marimos são conhecidos como plantas do amor porque eles reconhecem o amor verdadeiro. Por esse motivo, são dados de presente para a pessoa que você quer passar o resto da vida junto”.

Suculenta pata de urso

Mais uma espécie para derreter o coração de qualquer um é a africana Cotyledon Tomentosa, uma suculenta fofíssima que lembra muito uma patinha de urso, por conta do seu formato com pontinhas nas pontas. Assim como a orelha de gato, ela tem pelos curtos que lembram o animal.
Foto: Divulgação/ Botanique
Foto: Divulgação/ Botanique

Cacto Coração

Nem todo cacto é espinhoso! Uma espécie de Hoya, da Família Apocynaceae Hoya Kerrii, o cacto com formato de coração vem do sudeste da África e parece com a Hoya kerri variegata, que também tem a mesma forma, mas cores diferentes. Segundo Patrícia, ela é muito vendida no Dia dos Namorados na Europa, onde é comercializada como “lucky heart”, ou coração da sorte.
Assim como outros cactos, este demanda alguns cuidados como o de regar durante a manhã para não queimar a folha, caso a planta fique em ambiente externo.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!