Paisagismo

Paisagismo e Jardinagem

Abacaxi traz pegada tropical para decoração

Paulo Semicek, especial para HAUS
15/03/2021 11:28
Thumbnail
Já pensou em usar um abacaxi como objeto de decoração da sua casa? Sim, isso é possível e tem conquistado quem busca trazer um toque mais tropical para a ambientação do lar ou de espaços de trabalho. Mas não se trata do abacaxi na versão de fruta que estamos acostumados a comer, e sim uma variação ornamental, produzida para ser usada como item de paisagismo.
O abacaxi ornamental, como o nome sugere, é apenas decorativo, ou seja, não é indicado para consumo, apesar de não ser tóxico. A planta é do mesmo gênero da Ananas Bromeliaceae (a fruta), mas de uma espécie diferente, Ananas lucidus, um tipo de bromélia. Graças a uma série de mutações, a versão ornamental quase não tem espinhos, as folhas são mais longas e o fruto é em tamanho mini (entre 3 a 5 cm) e em tons de rosa, o que ajudou a consolidá-lo como um item de decoração.
“O fruto fica como uma flor, com a haste mais longa e no topo fica o abacaxizinho”, conta Thomas Reeves, diretor da Naturayo, empresa do Ceará que realiza a produção do abacaxi ornamental há mais de dez anos. Pelo clima bastante ensolarado, o cultivo na região permite que sua produção aconteça o ano todo. “Existem mutações que vão acontecendo na própria flora. As espécies se mesclam umas com as outras, gerando novas variedades da planta”, explica Reeves.

Exclusividade

Reeves explica que o abacaxi ornamental, assim como diversas outras espécies de plantas usadas na decoração, vem alternando fases de maior e menor procura ao longo dos anos. Embora não seja uma novidade, quando começou a ser produzido, o abacaxi ornamental era mais voltado para exportação. Isso fez com que, até hoje, seu uso na decoração seja pouco conhecido, o que, para Thomas Reeves, ajuda a torná- -lo um item exclusivo. “Essa produção pequena acaba tornando-o um produto exótico. Pela quantidade disponível ser limitada, a planta acaba ficando ainda mais atrativa.”
Para a arquiteta, paisagista e proprietária da Verdifique Plantas para Interiores, Virgínia Fraiz, a versão decorativa do abacaxi está começando a despertar os olhos dos clientes mais atentos que frequentam a sua loja, em Curitiba. “O pessoal ainda está começando a conhecer o abacaxi ornamental. Mas quando eu tenho na loja, causa bastante curiosidade e atrai muita atenção”
O miniabacaxi ornamental mede, em média, de 3 a 5 cm.
O miniabacaxi ornamental mede, em média, de 3 a 5 cm.

Cuidados

O abacaxi pode ser usado em ambientes internos, em vasos, e sua floração tende a ser constante. Como a coroa pode crescer muito e cair do fruto, também é possível replantar a coroa. Fácil de manter, exige alguns cuidados simples para seu cultivo. Segundo Virgínia, a planta pode ser mantida em ambientes internos bem iluminados. “Mas se receber algumas horinhas de sol, melhor ainda.”
Para regá-la, também não há segredo: uma rega regular de uma vez por semana é necessária, principalmente quando sentir que o substrato está seco. “Apesar de ela ser uma bromélia, uma curiosidade é que ela não armazena água na lateral”, diz Reeves.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!