Saiba como cuidar de um bonsai

Gazeta do Povo
03/01/2016 10:00
Thumbnail

Bonsai de 800 anos, localizado em Tóquio - Japão.

Quem já teve bonsai sabe como é difícil cuidar e manter a pequena árvore oriental em bom estado. Como não é uma planta comum, merece cuidados especiais. Selecionamos algumas dicas de como preservar a árvore – que pode durar séculos.
Rega
A quantidade de regas varia de acordo com o clima e com a época do ano. Num período sem muitas chuvas, vale regar a cada dois dias – no início da manhã ou no fim da tarde. Lembre-se: é mais comum matar um bonsai pelo excesso de água do que por falta. O solo precisa estar sempre úmido e não encharcado.
Poda
Troque seu bonsai de vaso a cada dois anos. Geralmente esse é o tempo que a planta desenvolve suas raízes, ocupando todo o vaso. A cada troca, corte e elimine dois terços das raízes. Tenha o cuidado de esterilizar a tesoura para não transferir nenhuma doença para a planta.
Adubação
Nutrientes são essenciais. Para adubar seu bonsai com segurança, vá adicionando o adubo aos poucos observando como a planta reage. Hoje, existem vários tipos de adubos no mercado: granulados, em pó, líquidos, orgânicos, minerais. A escolha depende da espécie. Então, novamente, vá testando aos poucos para criar condições favoráveis para o bonsai se desenvolver. Tenha em mente que o excesso de adubação também pode matar a planta.
Iluminação
Para cada espécie de bonsai, há uma necessidade de luz diferente. Para saber a quantidade certa de luz, pergunte ao vendedor da planta. A regra geral da maioria das espécies é oferecer luz intermediária. Uma dica preciosa é testar qual a melhor luminosidade em que a planta se adapta. Troque o vaso de lugar constantemente até descobrir o melhor local para o bonsai. Se as folhas amarelarem, há excesso de luz. Se as folhas estiverem muito escuras, falta iluminação.
Confira dez incríveis bonsais:
#gallery-1 { margin: auto; } #gallery-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 33%; } #gallery-1 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-1 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!