Aprenda a fazer um quadro de suculentas

HAUS
24/11/2017 19:00
Thumbnail

Foto: Divulgação/Bela Suculenta

O quadro vivo de suculentas é uma ótima opção para pequenas varandas e sacadas, ou mesmo em ambientes internos. Além de personalizar a casa, o quadrinho também é uma boa opção de presente para as festas de fim de ano.
A HAUS convidou Isabel Schneppendahl, proprietária da Bela Suculenta, para ensinar a fazer a peça em casa. Ela conta que é fácil de fazer e de cuidar do quadro vivo. Para manter as plantas saudáveis, basta deixá-las em um espaço que recebam luz solar direta (se não for possível, escolher um local com bastante claridade), e regá-las com cuidados e pouca água.
Outro cuidado necessário é em relação ao quadro de MDF que deve estar abrigado da chuva. O quadro pode ser substituído por madeira, material mais resistente para áreas externas.

Veja o passo a passo para montar o quadro com suculentas

Lista de materiais

-Base em MDF
-Tela (de plástico ou aço)
-Borrifador
-Musgo verde
-Musgo branco
-Cola quente
-Palitinhos
-Alicate de poda
-Tesoura

Passo a passo

Primeiro é necessário passar uma base seladora, que pode ser encontrada em casas de artesanato, no MDF para deixá-lo mais resistente. Também pode pintar o MDF da cor que preferir. Isabel acredita que o branco é uma boa opção, porque destaca os tons das suculentas.
Com a base de MDF pronta, começa a etapa de colocar o musgo dentro. Pega um pouco de musgo branco (uma mão) e, com auxílio do borrifador, umedece e aperta o musgo para ir acomodando dentro do quadro. O trabalho deve ser feito aos poucos, até o quadro ficar totalmente cheio de musgo.
Depois, é inserida a tela (de plástico ou aço) no espaço onde seria colocado o vidro do quadro. Com a inserção da tela, o musgo pode sair um pouco do lugar e Isabela recomenda utilizar o palitinho para acomodá-lo dentro do quadro novamente.
Chega então a hora de colocar as suculentas. A planta deve ser cortada com alicate de poda pela base e inserida no quadrinho. O ideal é que haja um caule para facilitar a inserção no quadro, mas se a planta estiver muito próxima do vaso é necessário tirá-la da terra (retirando também o excesso de raiz) e, então, colocá-la no quadro. Para inserir a suculenta no quadro, Isabela indica usar o palito e fazer um pequeno buraco no quadro, afastando o musgo, exatamente na região onde aquela suculenta será colocada. Então, deve-se passar cola quente no caule de suculenta e aplicá-la no quadro. Esse processo deve ser repetido até completar o quadro.
Quando todas as suculentas estiverem devidamente acomodadas, vem o acabamento com o musgo verde. Essa etapa é opcional, mas é indicada para preencher os espaços entre uma suculenta e outra, deixando o trabalho mais bonito. Basta passar cola quente no musgo verde e colocá-lo no espaço desejado.
Suculentas e cactus são plantas de deserto e precisam de menos água. Foto: Júlia Rohden
Suculentas e cactus são plantas de deserto e precisam de menos água. Foto: Júlia Rohden

Manutenção

Para manter as plantas do quadro saudáveis, é necessário regá-las com pouca água. Isabela indica regar uma vez por semana e nunca molhar em cima das folhas das suculentas.
Com um borrifador, basta espirrar água algumas vezes na base da planta. Também é possível regar o quadro de suculentas utilizando uma seringa, aplicando a água também na base.
Isabela comenta que a cada seis meses é interessante utilizar o adubo foliar, aquele que é espirrado diretamente na folha e encontrado facilmente em floriculturas.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!