Montar um lago artificial para compor o jardim é mais fácil do que você imagina

HAUS
05/10/2018 14:10
Thumbnail

Foto: Gênesis Ecossistemas / Divulgação

Montar um lago artificial não é um bicho de sete cabeça como parece. Além de servir como decoração do jardim, pode estocar a água da chuva, como uma cisterna, economizando o recurso para o uso em algumas atividades domésticas.
Não há um tamanho ideal para largura e profundidade, o que a pessoa deve saber é se haverá peixes ou não, no entanto, recomenda-se que a borda tenha 15 cm.
O paisagista e diretor da Ecológica Paisagismo, Paulo Castellano, explica que o primeiro passo é a escavação do terreno que pode ser assimétrica e irregular. Além disso, é necessário escavar mais no lugar onde será feita a cascata, onde é recomendada a instalação de uma moto bomba para que tenha vazão e consiga bombear a água através de um tubo de PVC que ficará entre as pedras, para que ela flua e dê um efeito de cascata. Outra função da moto bomba é evitar que microrganismos deixem o lago esverdeado.
Para a decoração, Castellano conta que é ecologicamente incorreto utilizar pedras dos rios e recomenda as pedras-ferro e as de revestimentos de paredes, por exemplo.
Há três formas de se fazer um lago: com manta asfáltica, cimento ou lona. No entanto, a menos complicada e prática é a lona plástica. Moldada à escavação, o plástico deverá ser colocado e reforçado com pedras até a beira do lago.
A HAUS fez um levantamento e os preços para fazer um lago ornamental vão de R$ 1.500,00 a  R$ 3.500,00.

Confira o passo a passo de como montar o lago

4 - Encher o lago com água.
4 - Encher o lago com água.
6 - Lago pronto com chafariz.
6 - Lago pronto com chafariz.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!