Aprenda a cuidar do seu jardim para a chegada do inverno

Mariana Domakoski*
28/04/2017 21:52
Thumbnail

Foto: Pixabay/Divulgação

Com o inverno se aproximando cada vez mais, começa a temporada de temperaturas mais baixas e geadas em Curitiba. As plantas e jardins externos sofrem com as mudanças: os dias ficam mais curtos, diminuindo também a exposição delas ao sol, elemento que influencia muito no crescimento e floração. Por esse motivo, muitas entram em um estado de dormência.
Além disso, o gelo depositado em suas superfícies durante as geadas faz com que se queimem durante a manhã. “Nenhuma planta gosta verdadeiramente de frio. O que acontece é que algumas são mais resistentes a ele”, esclarece a agrônoma e consultora de vendas da Esalflores, Heloise Parchen.
Com alguns cuidados, dá para ajudar as plantinhas a atravessarem o inverno com mais saúde. Adubo permite que fortaleçam suas raízes e, consequentemente, seu caule, folhas e flores. A rega, além de necessária para seu crescimento, também vai evitar que a geada as queime. Confira as dicas de especialistas para tratar bem seu jardim na estação mais fria do ano.

Adubo

Dê atenção à adubação da terra para o inverno, pois ele ajudará a planta a se fortalecer para aguentar as características da época. Entre os adubos mais comuns, estão os formados por nitrogênio, fósforo e potássio, em proporções variadas. Para o inverno, o mais aconselhado é o que possui maior parte composta por potássio, segundo a paisagista Claudia Canales. “O nitrogênio promove o crescimento. Mas, no inverno, a planta entra em dormência. Por isso, é melhor diminuir sua dose e aumentar a de potássio, que fortalece a raiz”, explica.
A adubação é indicada pelo menos duas vezes por ano: no início do verão e do inverno. O composto demora de 10 a 15 dias para ser bem absorvido pelo solo, como afirma Heloise. Regar abundantemente após a adubação também é indicado, de acordo com Claudia, para uma melhor absorção.

Rega

Não há uma regra exata de frequência para a rega, porque cada planta absorve água de uma maneira – algumas mais, outras, menos. “Aquelas com folhagem mais fina, como alguns temperinhos, tendem a transpirar mais. Consequentemente, absorvem mais água”, conta a agrônoma. Por isso, tocar a terra e sentir se ela está seca é a melhor forma de verificar a necessidade, segundo as especialistas. E isso vale para plantas de chão e de vaso.

Geada

Para proteger o jardim da geada, o ideal é cobri-lo com plástico de estufa, encontrado em lojas especializadas ou em casas de construção, como indica a agrônoma Heloise. Se você tiver muitos vasos externos, agrupe-os e cubra com esse plástico. O ideal é que esse plástico fique suspenso a cerca de 40 centímetros das plantas, sem encostar nelas. Por isso, é necessário fazer uma espécie de “cabana”, com estacas de sustentação, conforme instruções da paisagista Claudia. Só não pode esquecer de remover essa capa protetora antes de amanhecer. Do contrário, as plantas irão “cozinhar” pelo calor.
Se não for possível proteger as plantas durante a geada, há uma forma de evitar que o estrago seja grande: antes de sair o sol, regar bem o local, para derreter todo o gelo que ficou depositado ali. “É esse gelo, que derrete com o calor, que ‘queima’ as plantas”, ressaltam as especialistas.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!