Com projeto de revitalização de rio urbano, arquiteta de SC vence importante prêmio nacional de paisagismo

HAUS
19/01/2018 17:30
Thumbnail

Projeto escolhido como o vencedor nacional, orientado pela professora Daiane Regina Valentini, propõe a reabertura e requalificação do entorno de vários trechos hoje canalizados do Rio Xaxim. Foto: ABAP/Reprodução

Rios foram fundamentais para a formação das cidades, mas, com a urbanização, tornaram-se obstáculos, objetos a serem transpostos. Partindo dessa premissa, a recém-formada em Arquitetura e Urbanismo Sheila Patrícia de Andrade defendeu o resgate do rio Xaxim, na cidade de mesmo nome, em Santa Catarina, em seu trabalho de conclusão de curso na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, Rio Grande do Sul. O projeto foi o vencedor nacional do I Prêmio Rosa Kliass – Concurso Universitário Nacional de Paisagismo, promovido pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) em parceria com o CAU/SP.
“A intenção é resgatar a memória positiva do rio, que os moradores mais antigos da cidade têm. Além disso, ajudar a resolver os problemas de drenagem urbana – que geram alagamentos em áreas residenciais próximas –, e trazer espaços mais agradáveis para a população”, explicou a premiada ao CAU/BR sobre sua proposta de descanalizar o rio Xaxim e inseri-lo novamente no espaço urbano.
O concurso visa reconhecer os projetos de arquitetura paisagística desenvolvidos por estudantes universitários e teve a participação de 57 trabalhos de graduados em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2016. Foram selecionados cinco vencedores regionais pela comissão julgadora e, entre os selecionados, foi eleita a campeã nacional. A escolha foi referendada pela própria Rosa Kliass, que dá nome à premiação.
Para Rosa, que é uma das pioneiras da Arquitetura Paisagística no Brasil, os trabalhos demonstram o grande potencial da área. “Foi muito interessante o que eles apresentaram: trabalhos ligados ao meio ambiente e às realidades regionais e direcionados aos espaços públicos. Muitos projetos de revitalização de áreas degradadas, com uma preocupação que veio à tona depois do incidente ambiental provocado pela mineradora Samarco em Minas Gerais”, afirmou ao CAU/BR.
Os demais vencedores são os recém-graduados Nicholas Alexandre Dourado Beloso, da região Nordeste; Thais Lacerda de Castro, da região Norte e Centro-Oeste; Aydam de Paula, da região MG-RJ-ES; e Lais Nogueira, da SP. Além do prêmio nacional, Sheila foi agraciada com a premiação da região Sul.

Tributo à pioneira

Foto: Marcelo Scandaroli/Reprodução/ArchDaily
Foto: Marcelo Scandaroli/Reprodução/ArchDaily
A premiação, que está em sua primeira edição, foi nomeada em homenagem à arquiteta e urbanista Rosa Kliass, que segue ativa aos 85 anos de idade. Seus projetos paisagísticos mais conhecidos são o da Avenida Paulista (1973) e o da revitalização do Vale do Anhangabaú (1981), ambos em São Paulo; o do Parque do Abaeté, em Salvador; e, mais recentemente, as obras em grande escala para o Parque do Forte, no Amapá, e para o Mangal das Garças, no Pará, no início dos anos 2000.
A profissional foi a criadora e primeira presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), em 1976.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!