Paisagismo

Paisagismo e Jardinagem

Ave do paraíso: características e dicas de cuidados com a planta considerada a “rainha” dos jardins

HAUS com Click Textos
25/02/2022 15:23
Thumbnail
A planta ave do paraíso é uma das espécies mais utilizadas por paisagistas e apreciadores de jardinagem que buscam uma opção ornamental de alto nível estético para deixar os espaços mais bonitos e sofisticados.
A espécie é originária da África do Sul, e não se sabe ao certo quando e muito menos como esta maravilha da natureza chegou em terras brasileiras. O que os paisagistas já sabem, com certeza, é que a planta ave do paraíso está completamente adaptada ao clima e características tropicais e que ela pode permanecer bonita e saudável por muito tempo, desde que receba os cuidados adequados.
De forma geral, as principais dúvidas em relação à espécie estão relacionadas a como e onde cultivar a ave do paraíso. Com o nome científico de Strelitzia reginae, também é popularmente chamada de estrelícia. A planta é reconhecida por suas lindas flores alaranjadas e pode chegar a cerca de 1,2 metros de altura, com folhas ovaladas grandes e duras. Seu cultivo se dá em regiões subtropicais e tropicais, como África do Sul e Brasil.
Seu nome “reginae” deriva do latim “reino”, em referência ao domínio da planta nos jardins devido à sua beleza exuberante. De fato, a planta Ave do Paraíso é capaz de dar um destaque
muito especial para canteiros, parques e jardins, tornando os projetos
paisagísticos mais requintados. Além das belíssimas flores, as folhas também
chamam a atenção por serem imponentes. A espécie lembra um pássaro colorido.
Natural da África do Sul, espécie se adaptou muito bem ao clima brasileiro.
Natural da África do Sul, espécie se adaptou muito bem ao clima brasileiro.

Como fazer a rega da planta ave do paraíso?

De acordo com o paisagista da Flora 4 Elementos, Eder Matiolli, na hora de cuidar da planta ave do paraíso é preciso prestar atenção à quantidade de regas, principalmente para não exagerar o solo.
“As regas são feitas, em média, duas vezes por semana, pois suas raízes são longas e carnudas. Assim, a planta ave do paraíso consegue armazenar líquido e nutrientes”, explica.
Devido às suas características, a planta desenvolve-se muito bem em solos drenados, ricos em matéria orgânica e com pouca acidez, e em áreas com meia-sombra ou sol pleno. A sugestão do paisagista é manter o solo levemente úmido para que a planta possa crescer e florescer. Para isso, é importante fertilizar o solo a cada duas semanas, caso a planta esteja com baixo crescimento.

É possível plantar a ave do paraíso em vasos?

Como muitas pessoas vivem em apartamentos ou residências com pouca área para plantio, existe o desejo de plantar a ave do paraíso em vasos. O paisagista Eder Matiolli alerta, porém, que a ideia pode não funcionar muito bem.
“Eu não costumo plantar strelitzia em vasos, devido à grande quantidade de raízes carnudas, que podem atrofiar a planta”, reforça.

Como é feita a poda?

Normalmente, as podas são de limpeza, pois as folhas vão envelhecendo com o tempo e as flores secam. Por isso, ao fazer a poda da planta ave do paraíso, ela fica com um aspecto muito mais bonito ao recuperar sua aparência saudável.
“Com o passar do tempo, é bom fazer uma divisão das
touceiras, pois elas se multiplicam”, orienta o paisagista.
Uma boa notícia é que a planta ave do paraíso é perene e se adapta em todo o Brasil. Se você deseja ter flores com cores intensas no seu jardim, ela é uma excelente opção, como destaca Matiolli.
Espécie perene é muito utilizada no paisagismo pelos seus atributos estéticos.
Espécie perene é muito utilizada no paisagismo pelos seus atributos estéticos.
“Esta planta pode ficar ótima em qualquer tipo de jardim, já que suas flores são marcantes e você ainda pode usá-las para fazer belos arranjos para sua casa. A espécie tem boa durabilidade se colocada em um vaso com água, por exemplo”, afirma o especialista.

Algumas curiosidades sobre a ave do paraíso

Além de sua beleza, a espécie também é interessante por seu visual exótico e pelas inúmeras curiosidades que a cercam. Confira:
  • Uma única planta ave do paraíso pode soltar de 10 a 15 hastes de flores por ano;
  • O nome “reginae”, que remete a reinado, é uma homenagem à rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz, da Inglaterra;
  • O nome científico é Strelitzia reginae e existem outros tipos da planta, como a Strelitzia juncea (Strelitzia de lança) e Strelitzia nicolai (Strelitzia augusta ou alba).
Vale destacar que a espécie pode ser plantada em pequenos cantos, pois não precisa de muito espaço para se desenvolver. Sendo assim, uma sugestão é apostar na ave do paraíso para ornamentar áreas de piscina ou muros altos, já que a planta não será danificada por falta de terreno.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!