Tendência

Paisagismo e Jardinagem

Brasileira com cara de gringa: conheça a “Begônia maculata”, planta queridinha do momento

Sharon Abdalla
10/07/2020 14:18
Thumbnail

Foto: reprodução/Pinterest

De tempos em tempos uma espécie desponta como a queridinha entre as plantas, em especial aquelas que podem ser cultivadas em ambientes internos. Depois da Ficus lyrata e da pilea, agora é a vez da Begônia maculata assumir o protagonismo e simbolizar o sonho de consumo dos loucos por plantas.
A prova: o sucesso que a espécie tem feito nas redes sociais, onde é ostentada por quem tem a sorte (e o capital) de contar com sua exuberância na decoração de casa. "Ela é uma planta 'rara' de se encontrar e seu valor gira em torno de R$ 150/R$ 200. Mesmo assim, tem muita procura e uma saída muito rápida", conta a arquiteta Thaís Falce, sócia-proprietária da Abuela Plantas.
Foto: Divulgação/TBA Plantas
Foto: Divulgação/TBA Plantas
A raridade decorre de dois fatores: a recente chegada dela ao mercado, que passou a ser comercializada há poucos meses, e a exclusividade na produção, realizada pela Flora Fujimaki, especialista no cultivo de begônias, em São Paulo, que não esperava uma demanda tão alta pela espécie.
"Produzimos cerca de 170 vasos por semana. Se fosse para atender a demanda, teríamos que produzir mais de dois mil", conta Mário Fujimaki, proprietário da empresa de flores e plantas ornamentais. A dificuldade em aumentar produção, no entanto, decorre das características da espécie, cujo matrizeiro (planta-mãe, com fornecedor na Holanda) é capaz de produzir uma muda a cada 15 dias, como explica o produtor.

Brasileiríssima

Fora do país não é de hoje que a Begônia maculata faz sucesso. Basta uma simples pesquisa em perfis gringos para encontrar a exuberância de suas folhas em destaque. O que pouca gente sabe é que ela é uma planta tropical, nativa brasileira, e que entra no rol das plantinhas da vovó que voltaram à cena, já que eram comumente cultivadas em jardins por volta das décadas de 1970/1980. "Tenho uma floreira com uma Begônia maculata que minha avó tinha no jardim dela", conta Thiago Bueno Araújo, fundador da TBA Plantas.
Foto: Divulgação/TBA Plantas
Foto: Divulgação/TBA Plantas
Com fundo em um tom de verde vibrante, suas folhas são "estampadas" com bolinhas brancas, o que faz com que pareça terem sido pintadas à mão. "Além das bolinhas, ela tem folhas com textura emborrachada, que remete ao silicone", acrescenta Thiago. "Ela também costuma ser comercializada em um tamanho bem maior do que as outras begônias, com cerca de 40 cm/50 cm de altura. Então, tudo nela atrai [a atenção]", completa Thaís.

Cuidados

A exuberância da espécie é inversamente proporcional aos cuidados que ela demanda para crescer forte e viçosa. Assim como as demais begônias, a maculata não gosta de ser exposta ao sol, preferindo luz indireta - característica que faz dela ideal para o cultivo em espaços internos.
A rega deve ser realizada de duas a três vezes por semana, no verão, e de uma a duas vezes durante o inverno. O substrato deve permanecer úmido, mas nunca encharcado. Então, vale aqui o clássico teste do dedo para saber se é hora de regá-la. E para os mais desatentos, a planta dá o alerta quando está na hora da rega.
"Ela murcha, 'desmaia', quando está precisando de água. Basta regá-la para ela voltar ao normal", explica Thiago. O ideal, no entanto, é fazer as regas na frequência indicada, para não estressar a planta. "Como as folhas são finas, elas não devem ser molhadas na rega, que deve ser feita diretamente no substrato", acrescenta Thaís.
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
E para quem gosta de flores, a Begônia maculata presenteia seus cuidadores com um pendão em tons de branco ou rosa-avermelhado, que costuma desabrochar no fim do inverno. "Ela é uma planta que se destaca por si só, devido a suas cores e formas. Mas a sua beleza merece um lugar de destaque na casa, próximo a uma obra de arte, para que ela seja valorizada", finaliza a arquiteta e sócia-proprietária da Abuela Plantas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!