Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Gramado calor
Por causa da umidade e temperatura, grama deve ser cortada com mais frequência no verão.| Foto: Daniel Watson/Unsplash.

Deixar o gramado com aquele aspecto de "tapete verde" não é das tarefas mais fáceis no verão, principalmente se a incidência solar na cidade onde você vive está em seu auge: o calor e a luminosidade em excesso podem deixar a grama seca e sem vida.

Siga a HAUS no Instagram

Para manter o crescimento e o aspecto saudável, é preciso cuidar mais com os detalhes de duas rotinas fundamentais: o corte e a irrigação.

Separamos cinco dicas para as tarefas com o gramado; as recomendações são de especialistas da marca Tramontina:

1 - Mantenha uma rega equilibrada

Foto: Paul Johnston/Unsplash
Foto: Paul Johnston/Unsplash

Em dias secos e de muito sol, não negligencie a irrigação. Só cuide para não exagerar. Faça isso sempre nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde: isso reduz as perdas por evaporação por causa do calor e mantém o gramado hidratado para suportar o sol pleno. Em cidades cuja característica são chuvas frequentes nessa época, a natureza dá conta. Só fique de olho no aspecto da grama e regue em dias que houver necessidade.

2 - Aumente a intensidade

Methi Somçag/Unsplash.
Methi Somçag/Unsplash.

É melhor fazer uma rega mais intensa, em intervalos maiores, do que regar toda hora durante menos tempo. Essa prática estimula o aprofundamento das raízes das gramíneas, que se tornam mais resistentes à seca. Sempre que possível, reutilize a água de chuva. Utensílios com irrigador, esguicho ou hidropistolas são boas opções para a tarefa.

3 - Escolha uma mangueira resistente

Foto: Divulgação/Tramontina.
Foto: Divulgação/Tramontina.

Esse é o acessório mais usado para o cuidado da grama, mas lembre de selecionar um modelo resistente e com material que aguente as intempéries: sol, calor, chuva, etc. A flexibilidade também é importante para que o manuseio fique mais simples e a água faça a rega de maneira mais delicada, para não machucar as plantas.

4 - Realize podas com mais frequência

Foto: Divulgação/Tramontina.
Foto: Divulgação/Tramontina.

No verão, estimulada pelo calor e umidade, a grama costuma crescer mais rápido. Deixar crescer demais não é uma boa ideia, pois a poda frequente é o que a mantém saudável. Se é você quem realiza esse trabalho, utilize equipamentos adequados ao tamanho da área e verifique se as lâminas estão bem afiadas. Isso melhora a eficiência, traz um aspecto mais uniforme ao corte e proporciona melhor cicatrização das folhas.

5 - Recolha imediatamente a grama da poda

Foto: Divulgação/Tramontina.
Foto: Divulgação/Tramontina.

Assim que realizar a poda, recolha os resíduos: quando é deixado no gramado recém cortado, o excesso de folhas prejudica o arejamento do solo. Use as folhas cortadas para compostagem, ou disponha em superfícies de canteiros para ajudar a manter a umidade do solo e impedir o surgimento de plantas espontâneas.

Conteúdo editado por:Luan Galani
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]