Jardinagem

Paisagismo e Jardinagem

Calor demanda cuidados extras com o gramado; veja como adaptar as regas e podas

HAUS
20/01/2021 20:36
Thumbnail

Por causa da umidade e temperatura, grama deve ser cortada com mais frequência no verão. | Daniel Watson/Unsplash.

Deixar o gramado com aquele aspecto de "tapete verde" não é das tarefas mais fáceis no verão, principalmente se a incidência solar na cidade onde você vive está em seu auge: o calor e a luminosidade em excesso podem deixar a grama seca e sem vida.
Para manter o crescimento e o aspecto saudável, é preciso cuidar mais com os detalhes de duas rotinas fundamentais: o corte e a irrigação.
Separamos cinco dicas para as tarefas com o gramado; as recomendações são de especialistas da marca Tramontina:

1 - Mantenha uma rega equilibrada

Foto: Paul Johnston/Unsplash
Foto: Paul Johnston/Unsplash
Em dias secos e de muito sol, não negligencie a irrigação. Só cuide para não exagerar. Faça isso sempre nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde: isso reduz as perdas por evaporação por causa do calor e mantém o gramado hidratado para suportar o sol pleno. Em cidades cuja característica são chuvas frequentes nessa época, a natureza dá conta. Só fique de olho no aspecto da grama e regue em dias que houver necessidade.

2 - Aumente a intensidade

Methi Somçag/Unsplash.
Methi Somçag/Unsplash.
É melhor fazer uma rega mais intensa, em intervalos maiores, do que regar toda hora durante menos tempo. Essa prática estimula o aprofundamento das raízes das gramíneas, que se tornam mais resistentes à seca. Sempre que possível, reutilize a água de chuva. Utensílios com irrigador, esguicho ou hidropistolas são boas opções para a tarefa.

3 - Escolha uma mangueira resistente

Foto: Divulgação/Tramontina.
Foto: Divulgação/Tramontina.
Esse é o acessório mais usado para o cuidado da grama, mas lembre de selecionar um modelo resistente e com material que aguente as intempéries: sol, calor, chuva, etc. A flexibilidade também é importante para que o manuseio fique mais simples e a água faça a rega de maneira mais delicada, para não machucar as plantas.

4 - Realize podas com mais frequência

Foto: Divulgação/Tramontina.
Foto: Divulgação/Tramontina.
No verão, estimulada pelo calor e umidade, a grama costuma crescer mais rápido. Deixar crescer demais não é uma boa ideia, pois a poda frequente é o que a mantém saudável. Se é você quem realiza esse trabalho, utilize equipamentos adequados ao tamanho da área e verifique se as lâminas estão bem afiadas. Isso melhora a eficiência, traz um aspecto mais uniforme ao corte e proporciona melhor cicatrização das folhas.

5 - Recolha imediatamente a grama da poda

Foto: Divulgação/Tramontina.
Foto: Divulgação/Tramontina.
Assim que realizar a poda, recolha os resíduos: quando é deixado no gramado recém cortado, o excesso de folhas prejudica o arejamento do solo. Use as folhas cortadas para compostagem, ou disponha em superfícies de canteiros para ajudar a manter a umidade do solo e impedir o surgimento de plantas espontâneas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!