Como conciliar a beleza do jardim com a travessura do seu cachorro

Luan Galani
24/12/2015 16:00
Thumbnail

Investir na praticidade e fugir das delicadezas é a solução para evitar estragos no jardim. Foto: Kai Kuusik-Greenbaum/FreeImages

Quem tem jardim em casa e animais de estimação sabe que a relação nem sempre é pacífica. Principalmente se forem cachorros de grande porte, como Labrador, Rottweiler, Golden Retriever e alguns vira-latas, que, em geral, tendem a ser mais agitados e travessos. Devido ao tamanho e a força dos caninos, cavar buracos, retirar as plantas e destruí-las é algo a se esperar deles.
Uma das soluções está em pensar em um paisagismo extremamente funcional, com uma extensão maior de grama, pontuada por plantas fortes e de grande porte. “Se quiser ter um canteiro de flores delicadas, por exemplo, desista. Eles vão comer. A não ser que você levante uma cerca robusta e proteja o espaço das espécies mais delicadas”, aconselha o engenheiro agrônomo Mauro Tessler, proprietário da Gazebo Flores. “O jardim tem que ser prático e adaptado, neste caso.”
Para evitar que mexam nas plantas, outra possibilidade é aplicar repelentes não tóxicos, como sugere o arquiteto e paisagista Marcelo Calixto. “Prefira plantas que não chamem atenção dos animais e não esqueça de adestrar os cachorros. Não adianta punir na hora, se não ensinar direito.”

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!