Plantas

Paisagismo e Jardinagem

Como cuidar da horta de temperos nos dias quentes

Roberta Braga, especial para HAUS
11/11/2019 07:56
Thumbnail

Foto: Bigstock

Se você não consegue manter seu vaso de manjericão ou hortelã vivo por muitos dias, saiba que não está sozinho. Cada tipo de tempero exige um cuidado específico de rega e exposição ao sol. À dedicação e disciplina necessárias, soma-se o fato de que, com os dias mais quentes, o solo seca mais rápido, podendo comprometer o desenvolvimento das plantas — por isso, é tão comum essa dificuldade de manter as hortas caseiras sempre bem cuidadas.
No calor, a regra básica é aumentar a quantidade de água. Mas, atenção, cada tipo de tempero tem sua particularidade: alguns preferem solos mais secos, outros exigem mais umidade. Essa necessidade de rega também muda de acordo com o local onde estão plantadas e a proximidade com outras espécies.
“Quanto mais folhagens tiver, mais protegido o solo ficará pela sombra das plantas”, explica André Possoli, paisagista da Casa das Plantas. O que se vê, entretanto, são vasos e canteiros de hortaliças e temperos comum a maior exposição ao sol. “A terra fica mais exposta, então a água irá evaporar mais rápido.”
Sobre os cuidados com a rega, ele explica que a água deve ser colocada diretamente na terra – e não nas folhas, o que pode queimá-las. Além disso, o horário mais recomendado é no começo da manhã e no final da tarde. “Mas se você vir que a planta está murcha durante o dia, você deve sim molhar a terra. Ela precisa estar hidratada, para poder crescer e realizar a fotossíntese.”Outra dica para os dias quentes é proteger a terra do sol, fazendo um acabamento com pedras, palha ou grama seca, por exemplo. “Isso fará com que a água evapore menos, diminuindo a quantidade de rega necessária”. A adubação correta também está relacionada a um crescimento saudável da planta. O mais recomendado é utilizar adubo orgânico, como chorume de composteiras ou húmus de minhoca, por exemplo.
“A adubação pode ser feita a cada 2 ou 3 meses, para os adubos orgânicos. Se for usado um adubo preparado, pode espaçar entre 4 ou 6 meses”, diz André.

Drenagem do solo

A engenheira agrônoma e professora de jardinagem Joyce Nascimento explica que a drenagem do solo é o cuidado mais importante, mudando de acordo com a espécie de tempero e o tipo de plantio. Em vasos, deve-se evitar o acúmulo de água no fundo.
“A planta também respira pela raiz, por isso precisa de um solo mais aerado. O acúmulo de água aumenta a proliferação de fungos e bactérias, podendo, inclusive, matá-las. ”Já nos canteiros, é preciso ter a mesma preocupação. “O ideal é observar em um dia de chuva como esse solo reage, se ele não inundar, então pode receber as plantas”.
Confira dicas de Joyce Nascimento para o cuidado de cada tipo de tempero:

Hortelã

A espécie se adapta bem ao sol e à sombra, mas costuma sofrer mais no verão. “Ela pode murchar rapidamente. Por isso, a rega deve ser feita duas vezes ao dia.”Outro cuidado necessário é não plantar a hortelã com outros temperos, pois é uma planta bastante invasiva. A única exceção são as árvores frutíferas.

Alecrim e tomilho

Joyce explica que, por serem plantas originárias do mediterrâneo, são bastante resistentes à seca e, inclusive, precisam de maior exposição ao sol. Quanto à rega, deve ser feita apenas quando o solo estiver muito seco, o que vai depender do clima. Em geral, a cada 2 ou 3 dias, mas podem aguentar até uma semana sem água. É possível colocar o dedo na terra ou usar a dica do palito de churrasco para verificar a umidade.
Em relação ao alecrim, a especialista brinca que se trata de uma planta “antipática”, que deve ser plantada sozinha, em canteiros ou vasos. “Tem raiz aromática, que irá eliminar ácidos orgânicos pelas raízes, o que prejudica outras espécies”.

Manjericão

É uma planta que gosta de bastante sol e de água. Deve ser regado diariamente, mas sem exagero, pois o solo não deve ficar muito úmido. O ideal são regas frequentes, mas em pouca quantidade. Pode ser plantado em vasos e canteiros com outras espécies que também necessitem de bastante água. Outra particularidade é que o manjericão precisa de um solo mais forte, com boa adubação.

Salsinha e coentro

São plantas que se adaptam bem em diversos ambientes e que gostam de muito sol. As regas podem ser mais espaçadas, a cada 2 ou 3 dias. Se o clima estiver muito quente, pode exigir regas diárias, mas com pouca água. Exige um solo bem drenado.

Cebolinha

Sua principal característica de cultivo é exigir uma terra bem adubada. Pelo menos metade do substrato deve ser de compostos orgânicos. Além disso, é uma espécie que não precisa de tanto sol, 4 horas de exposição diárias são suficientes. A rega pode ser feita todos os dias, com pouca água.

Orégano

Também se adapta bem ao clima mais seco, podendo receber regas a cada 2 ou 3 dias. Deve-se observar quando o solo estiver quase seco.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!