Horta caseira

Paisagismo e Jardinagem

Como cultivar morangos em casa? Veja dicas e aproveite a melhor época de plantio

Luciane Belin, especial para HAUS
10/06/2020 19:47
Thumbnail

É possível cultivar morangos em casa. Saiba como. | Soo Ann Woon/ Unsplash

Os meses de maio e junho são o período mais adequado para o plantio de morangos, com mudas que podem começar a frutificar em outubro. Pequena, a fruta é uma das opções possíveis de cultivo para o quintal de casa ou até mesmo para uma horta vertical em apartamento, mas demanda vários cuidados e muita atenção.
De acordo com o engenheiro agrônomo e paisagista Marco Gural, é comum que as pessoas façam as mudas, mas não obtenham sucesso em colher os frutos robustos e saudáveis, pois descuidam da horta com facilidade. "É uma cultura que exige muita dedicação e cuidado, diferentemente de uma laranjeira ou de uma alface, por exemplo”.
Ele completa ainda que “os cuidados começam na aquisição das mudas, uma vez que é imprescindível que sejam sadias, sem patógenos e com bom vigor".
Seguindo algumas dicas e com acompanhamento constante, no entanto, é possível conseguir uma horta saudável e com os frutos vigorosos.

Onde e como plantar morangos

O primeiro aspecto essencial para esta modalidade de cultivo é escolher o local e a superfície ideais. A primeira exigência é a de que a muda receba sol pleno, pelo menos quatro horas por dia, de acordo com Patricia Galbo, engenheira agrônoma e paisagista.
Segundo ela, as hortas verticais são a melhor opção, quando se trata de apartamentos, e deve ser escolhida uma parede onde a luz incida generosamente. Podem ser usados vasos grandes, mas para este tipo de cultivo, outras opções proporcionam melhores resultados. “A gente pode usar várias embalagem descartáveis, como calhas, canos de PVC ou garrafa pet, mas é interessante passar uma fita de alumínio em volta ou pintar, porque se ficar exposta, a terra acaba criando algas”, explica ela.
Outra alternativa aos vasos são caixas de isopor, que têm tamanhos interessantes para a plantação. “Um vaso de 2 ou 3 litros consegue cultivar uma muda. O ideal é partir da muda, porque ela solta várias outras mudas durante o ano, formando estolões que devem ser cortados para que não prejudiquem a planta-mãe”.
Como em qualquer vegetal, o solo saudável é imprescindível para garantir uma boa safra. “Eu gosto de comprar terra preparada e o substrato, e usar meio a meio, porque o substrato é mais leve e evita a compactação, e a terra já vem adubada. Adubos caseiros podem ajudar, mas é fundamental compostar antes de colocar na planta, pois caso contrário podem roubar nutrientes”, explica a paisagista.

Tratos especiais 

De quanto em quanto tempo é preciso regar as mudas de morango? Patrícia explica que a quantidade de água necessária varia de acordo com a temperatura e o tamanho do vaso ou recipiente que está sendo usado para o cultivo.
“Um vaso de 2 a 3 litros deve ser regado dia sim, dia não, por exemplo. Se estiver muito quente e o solo ficar seco muito rápido, recomendamos aumentar para todos os dias. É importante que a terra esteja sempre úmida, mas nunca encharcada”, diz ela.
Tão importantes quanto a rega, o tipo de solo e a luz, no caso do cultivo de morangos em casa, é o cuidado para evitar molhar as folhas, além de garantir que os frutos não encostem na terra, de acordo com ambos os paisagistas. “Se encostar no solo ou substrato, ele começa a formar fungos e amolece”, diz Gural.
A horta de morangos deve ser supervisionada diariamente, para retirada de folhas secas e para verificar se não há fungos ou insetos, ou ainda folhas com alguma deficiência nutricional. “A adubação é fundamental para manter a qualidade, vigor e produção dos morangos, uma vez que além dos macronutrientes, os micronutrientes, como Magnésio, Ferro, Nitrogênio e Zinco são bem importantes na fase de frutificação”, explica Gural.
Ele reforça ainda que os próprios frutos sinalizam se há falta de nutrientes: “Quando o morango vem pequeno, mais durinho, mais para verde do que para vermelho, é muito provável ser erro na dosagem da adubação ou falta de água”, reforça ele.
O engenheiro agrônomo também conta que morangos são frutos que aceitam bem outros tipos de plantas no mesmo vaso, desde que a uma distância de pelo menos 30 centímetros entre uma e outra. “Consorciar plantas costuma ser uma relação ganha-ganha quando se trata das 'plantas companheiras', então pode-se colocar o morango com flores ou verduras compatíveis".

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!