5 dicas para preparar adubo a partir do que você tem em casa

HAUS
24/08/2018 21:42
Thumbnail

Veja quais produtos você pode usar para fertilizar o adubo em casa. Foto: Bigstock

Cuidar dos vasos de plantas de casa exigem mais atenção do que apenas regar e dosar a luz do sol. Como os nutrientes necessários para o bem-estar das plantinhas são todos vindos da terra, é essencial que ela seja adubada periodicamente para conseguir repor esses elementos na sua composição.
“Cada planta exige um tipo de cuidado, uma frequência e um tipo de adubo”, explica Selma Espanhol, consultora de jardinagem do Espaço Verde Floricultura. Por isso, o ideal é já se informar e conhecer as particularidades da espécie escolhida já na hora da compra, e a partir daí fazer a manutenção em casa. E, por serem naturais, materiais orgânicos podem ser ótimos para isso.
Foto: Alison Martins/Gazeta do Povo
Foto: Alison Martins/Gazeta do Povo

Confira abaixo 5 dicas caseiras para adubar a terra:

Cascas de ovos

Ovos são práticos de misturar à terra quando têm as cascas moídas, facilmente se incorporando ao substrato das plantas. Para isso, basta lavar e secar as cascas antes de quebrar em pedacinhos. Ricas em cálcio, potássio e magnésio, elas funcionam bem para suculentas e orquídeas.

Cascas de banana

A casca da banana é rica em elementos como o fósforo e o potássio. Também pode ser colocada na terra diretamente, cortando pedacinhos da casca e misturando na sua composição.

Cascas de vegetais

Legumes geralmente consumidos sem casca — como abóbora, chuchu, batata e cenoura — geralmente podem ter seus restos orgânicos reaproveitados. Cada um tem suas próprias vitaminas, mas de maneira geral colaboram para o um crescimento das plantas. Assim como a casca de banana, podem ser misturados à terra em pedacinhos, seja no vaso, na horta ou no xaxim.

Água reutilizada

Não é qualquer uma: a água de cozimento de legumes absorve, nesse processo, alguns dos nutrientes dos alimentos. Utilizar essa mistura, além de reaproveitar a água, acaba sendo mais completa do que a água de torneira. Assim, basta regar as plantas com ela.

Borra de café

O nitrogênio e o carbono são abundantes no pó de café depois de passado. Uma boa forma de aplicar o composto é misturar a borra à água e regar com o líquido resultante. Uma opção é deixar o composto descansando por alguns dias, para que água absorva os nutrientes. Além de nutrir a terra, a borra de café também ajuda a manter pragas longe das folhas.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!