Como ter um jardim bonito e saudável mesmo no frio

Roberta Braga
27/06/2018 10:30
Thumbnail

Foto: Bigstock

Na natureza nada é por acaso. Para as plantas, o outono, que terminou dia 20 de junho, é um período de descanso e de renovação para, então, após o inverno, renascerem ainda mais fortes e bonitas na primavera, em setembro. Esse ciclo de vida é natural e deve ser respeitado, mas nem por isso a estação precisa ser sinônimo de espaços feios e sem vida. É possível, sim, ter um jardim bonito e saudável mesmo no frio. Para isso, bastam alguns cuidados e o principal: conhecimento sobre a necessidade de cada tipo de planta.
As mudanças climáticas interferem diretamente no desenvolvimento das plantas: os dias mais frios e com menos sol prejudicam a fotossíntese e fazem com que a vegetação resseque, as flores murchem e as folhas troquem de cor e caiam. A primeira coisa que é preciso saber é que as consequências do frio serão diferentes de acordo com a espécie de planta. Algumas suportam melhor as temperaturas mais baixas enquanto outras tendem a perder todas as folhas. Há também espécies chamadas de perenes, ou seja, que florescem durante o ano todo, independente do clima.
Old thermometer on an old wall, vertical shot.
Old thermometer on an old wall, vertical shot.

Cuidados na estação

Alguns cuidados garantem com que as plantas sobrevivam à temporada de temperaturas mais baixas sem grandes danos. O primeiro deles é o descarte das folhas sem vida, evitando a propagação de fungos. Outra possibilidade, em especial para árvores e plantas maiores, é usar essa folhagem como adubo. “Você pode picar e enterrar as folhas que caem. Elas irão se decompor e servirão como adubo natural”, explica a arquiteta e bióloga, Nina Abadjieff.
Ainda sobre adubação, William Nikkel, engenheiro agrônomo do Garden Center Chácara Flor da Suissa, de Curitiba, explica que o recomendado é seguir a programação normal, de acordo com o tipo de planta. “Em espécies que perdem as folhas, não é necessário aumentar a adubação pois a planta está começando a entrar em dormência. Já para as que não perdem, o ideal é seguir a adubação normal e constante.”
A geada é um dos piores inimigos das plantas no frio, pois pode ressecá-las e matá-las. Para proteger seu jardim, uma alternativa é cobri-lo com uma manta geotêxtil na noite anterior à geada. A manta poderá ser retirada no dia seguinte, no começo da manhã.
Plantas não resistentes ao frio costumam sofrer com as geadas durante o inverno. Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Plantas não resistentes ao frio costumam sofrer com as geadas durante o inverno. Fotos: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Quando o assunto é rega, é necessário observar que, com a menor incidência dos raios solares e temperaturas mais amenas, as plantas precisam de menos água. “Fique atento para perceber quanta água ela está consumindo. Normalmente, essa percepção vem com a experiência. Uma boa dica para iniciantes é usar um palito de churrasco: você coloca na terra, se o palito sai sujo é porque ela ainda está úmida e não precisa de água; se ele sai seco, está na hora de molhar”, ensina Nikkel.
Sobre a poda, alguns especialistas recomendam que seja feita apenas no inverno, após o período de perda das folhas. Entretanto, em alguns casos, o corte do excesso de galhos e folhas pode ser indicado por aumentar a incidência do sol diretamente na planta. “A poda deve ser feita com cuidado redobrado. Indica-se o uso de tesouras bem afiadas para evitar ferir os galhos e as folhas”, observa Nina.
Foto: Pixabay/Divulgação
Foto: Pixabay/Divulgação

Vasos, hortas e flores

As plantas de interior, que vivem em vasos ou pequenos jardins internos, são menos afetadas pelas temperaturas, mas também requerem alguns cuidados especiais, que incluem mudanças em relação à quantidade de água e de sol. “Como a posição do sol muda, pode ser necessário realocar essa planta. Além disso, as regas devem ficar mais espaçadas”. Para as flores, a queda da temperatura também é uma época difícil. Ainda assim, existem espécies que seguem exuberantes ou que tem seu ápice no frio, como o bouganville, azaleia, cerejeira, tulipa e girassol.

Como sobreviver ao frio

Limpeza: remover as folhas que caem;
Rega: diminuir a água e preferir regar sempre no começo da manhã;
Iluminação: para plantas internas, quando necessário, mudá-las de local para aproveitar melhor o sol;
Poda: a regra geral é evitar;
Adubação: como as plantas se desenvolvem pouco nessa época, não é necessário reforçar a adubação, apenas seguir a programação anual, que varia de acordo com o tipo de planta;
10 graus C: a partir dessa temperatura é preciso começar a prestar mais atenção aos efeitos do frio;
8 graus C: quando o termômetro atinge 8 graus C o ideal é mover os vasos para espaços mais protegidos do frio;
2 graus C: com a temperatura se aproximando dos 0°C, aconselha-se a cobrir as plantas para prevenir os efeitos da geada.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!