Guia de herbicidas: saiba quando e como usar o “mata mato” no jardim

Aléxia Saraiva
29/03/2018 21:18
Thumbnail

Foto: Wega52/Getty Images

Que tal a ideia de um produto que promete acabar com as ervas daninhas do jardim? Muito usados na agricultura, os herbicidas — também conhecidos como “mata mato” — têm versões seletivas que podem ser usadas em casa para evitar que os “matinhos” nasçam e cresçam. No entanto, apesar de soarem promissores, eles demandam diversos cuidados, já que são extremamente prejudiciais à saúde.
O técnico agrícola Emer Longo, responsável pela empresa de manutenção de jardins Esalgarden, explica que a composição química dos produtos varia, mas que a finalidade dos herbicidas é impedir o nascimento das sementes dessas plantas indesejadas. Mesmo com uso controlado, o produto causa danos ao meio ambiente. “Seria aconselhável usá-lo apenas uma vez. O veneno vai para o solo, depois para o lençol freático, e por mais que seja só um pouco, acaba contaminando a água”, explica Longo.
Excesso de chuva encharca o solo do jardim e pode prejudicar as plantas.<br>Foto: Pixabay
Excesso de chuva encharca o solo do jardim e pode prejudicar as plantas.<br>Foto: Pixabay

Quando e como usar?

O especialista aponta que, para acabar com as ervas daninhas, na maior parte das vezes é melhor utilizar o velho método: tirar com a mão ou enxada e preencher o espaço vazio com terra ou adubo. “Quando você faz só a roçada, você espalha as sementes que estão nas plantas. Assim, vai nascendo cada vez mais mato”, conta ele. Por isso, o cuidado de tirar com a mão é essencial para manter a praga sob controle.
Segundo Longo, o uso de herbicidas seletivos é recomendado apenas em casos muito específicos: geralmente quando a altura das plantas já está a meio porte, com cerca de 40 centímetros, e o terreno precisa ser limpo. Ele indica ainda a consultoria de um profissional da área para avaliar o jardim e ter certeza de que o herbicida é a melhor solução. Vale também checar se o fabricante está dentro das normas exigidas e verificar junto à prefeitura se o princípio ativo do produto está liberado na cidade, o que pode variar.
Utilizar ferramentas manuais para retirar as ervas daninhas é melhor para o solo do que o uso de herbicidas. Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Utilizar ferramentas manuais para retirar as ervas daninhas é melhor para o solo do que o uso de herbicidas. Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
MAIS SOBRE PLANTAS
Além disso, por se tratar de um produto tóxico, é fundamental que se use equipamento de proteção individual durante a aplicação do produto. Luvas, roupas, máscara e óculos são essenciais para impedir que o contato com a pele ou com os olhos. “Quando o produto cai na pele, permanece no sangue e pode causar doenças graves, inclusive câncer”, alerta Longo.

Dicas para manter a grama

O profissional indica que o início do outono é uma boa data para nutrir o jardim. Ele recomenda o uso de adubos à base de nitrogênio, fósforo e potássio mas que também contenha micronutrientes. “Esse período é o ideal porque dá tempo de fortalecer a grama para passar o inverno preparada”, comenta.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!