Conheça a árvore que está colorindo Curitiba nas últimas semanas de verão

Luan Galani
11/02/2017 17:21
Thumbnail

Extremosas branca e rosa na Rua Sete de Abril, no Alto da XV. Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Curitiba está mais colorida. Já reparou? Árvores um pouco mais altas que a maioria de nós esbanjando flores branquinhas como pipocas ou pomponzinhos rosas e lilás.
Comum em diversas áreas da cidade, principalmente no CentroBatel e Alto da XV, em ruas como José de Alencar, Sete Abril, Bom Jesus e XV de Novembro, a árvore protagonista é a extremosa, que aparece em três cores diferentes. A confirmação vem do engenheiro florestal Jaime Luiz Cobalchini, do Horto Municipal da Barreirinha, responsável pelo cultivo das mudas de árvores e por parte da arborização pública da cidade.
O especialista explica que agora entramos em um dos últimos períodos de florescência do verão, justamente o único momento do ano em que todas as variedades dessa espécie exótica florescem. “Por ser de pequeno porte, podendo alcançar até 5 metros, e por se adaptar facilmente, a extremosa foi muito utilizada no paisagismo viário da cidade nas últimas décadas”, explica Cobalchini.
Apesar de ser a árvore mais abundante do momento, ela não reina sozinha. Também é tempo de florescer as acácias amarelas, que são mais frágeis, e embelezam as Avenidas Nossa Senhora da Luz e Senador Salgado Filho.
Em diversas praças da cidade, como no espaço em frente ao Círculo Militar e na pracinha da Rua Cláudio Manoel da Costa, no Bom Retiro, as principais espécies são as paineiras, árvores altíssimas, que chegam a 12 metros, com espinhos nos troncos e flores rosas.
Também já aparecem as quaresmeiras, uma árvore típica da Mata Atlântica que dá flores lilás e folhagens mais alongadas. Elas estão presentes na Avenida Iguaçu, no Centro Cívico e na Avenida Presidente Kennedy.
Na Padre Anchieta e logo atrás do Colégio Estadual, outra nativa também já dá o ar da graça: o pau-ferro de flores amarelas, que tecnicamente é a última planta a florescer no verão.

LEIA TAMBÉM

Conheça a estação de trem que deu origem a sala de justiça dos Super Amigos

Azulejos de metrô são os novos queridinhos da decoração; saiba onde comprar

Quer decorar a casa para o carnaval? Veja 11 ideias fáceis e estilosa

Torre Eiffel vai ganhar cerca de vidro à prova de balas

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!