Curitiba tem o único bonsai de araucária do mundo

Sharon Abdalla
16/08/2018 20:30
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Miniárvores frutíferas ou que remetem às paisagens orientais. Muito comuns, estas não são os únicos exemplares que caracterizam a arte milenar do cultivo de bonsais. Pelo menos não para o bonsaísta Renato Hoenig, que realizou o que parecia impossível para os amantes da técnica e mantém no jardim um bonsai de araucária, árvore típica de Curitiba e da região Sul do país.
“Fazer um bonsai de araucária é algo que vem à cabeça de todos os bonsaístas do sul, pois, além de ser nativa, é uma árvore muito bonita. Mas isso até então era considerado impossível, pois muitos tentaram e não conseguiram”, conta orgulhoso, garantindo ter no seu exemplar o único da espécie de que se tem notícia.
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Para chegar a este resultado, Renato diz que foram anos de dedicação, trabalho e experimentação até que ele encontrasse o ‘jeito certo’ de fazer a poda para que a árvore, que tem quase 24 anos, tomasse forma. “A gente tem que aprender com a árvore, pois ela é quem vai dizer como se comporta. Ela ainda está em desenvolvimento e a cada ano fica mais bonita”, acrescenta.

Autodidata

Seu Renato não tem ascendência oriental nem trabalhava com jardinagem ou paisagismo quando começou a se aventurar no mundo dos bonsais. A paixão pelas árvores em miniatura surgiu quase que por acaso quando assistiu pela TV à uma reportagem sobre a vinda do imperador do Japão, Akihito, a Curitiba, ocasião na qual o nobre visitou uma chácara japonesa na qual haviam alguns exemplares de bonsais.
“Foi ali que eu vi o bonsai pela primeira vez e pensei: ‘tenho que começar esta arte’. Aprendi sozinho, fui autodidata”, lembra. Depois disso, a participação em concursos e associações de bonsaístas contribuíram para que ele refinasse sua técnica e passasse não apenas a cultivar as árvores, mas também a fabricar em cimento as pedras que dão base ou formam as paisagens de alguns exemplares.
No caso da araucária, a árvore está plantada no vaso diretamente sobre a terra, como se estivesse na natureza. Com 95 cm de altura, ela não produz pinhas, devido às podas frequentes, mas tem galhos e copa iguais aos de suas irmãs (que medem cerca de 25 m de altura quando adultas), o que faz com que frequentemente receba propostas de interessados em levá-la para casa. “Já me ofereceram R$ 10 mil, R$ 25 mil pelo bonsai de araucária. Mas eu não vendo”, garante seu Renato.

Portas abertas

Quem quiser conhecer a planta de perto, no entanto, tem as portas abertas. O bonsai fica em exposição na loja Bonsai Curitiba, que a irmã e a sobrinha de seu Renato mantém no Capão Raso. Além dela, outras miniaturas da coleção particular do bonsaísta, com tamanhos e formatos variados, estão expostas, como uma de somente 7 cm de altura.
“O bonsai é meu hobby e também foi minha terapia, me ajudou a permanecer forte quando tive um câncer no fígado e precisei de um transplante”, constata.
Já para quem quer se aventurar no cultivo dos exemplares em miniatura, Seu Renato diz que a disciplina com a rega é fundamental. “Os bonsais precisam ser regados todos os dias. No verão, a necessidade de rega pode chegar a ser de duas a três vezes por dia. A poda dos galhos a pessoa pode adiar, mas a rega não”, explica. As plantas também precisam ficar em um ambiente arejado e com incidência de sol.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!