Qualificação

Paisagismo e Jardinagem

Curso de jardinagem online e gratuito tem participação de especialistas e influenciadores

Daliane Nogueira
30/06/2020 11:00
Thumbnail
Aprender os segredos no trato com a terra e com as plantas seja como hobby ou profissionalmente é uma atividade que atraí cada vez mais pessoas. O processo de isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, ampliou ainda mais essa busca, uma vez que boa parte das pessoas têm procurado ficar mais tempo em casa.
Pensando em atender um público tão amplo, a marca de ferramentas Stihl lançou o projeto Pró-Jardim, que visa a capacitação de forma 100% online e gratuita. A iniciativa reúne diversos especialistas nas áreas de jardinagem, paisagismo, engenharia florestal, arborismo, agronomia, empreendedorismo e negócios. Alguns dos orientadores escolhidos são bastante conhecidos do público e mantêm perfis em redes sociais, além de comandarem programas de tevê e rádio sobre o assunto. É o caso de Carol Costa, jardineira que comanda o programa “A Louca das Plantas”, no canal GNT.
Todo o curso será ministrado por meio de uma plataforma digital, na qual os participantes irão desenvolver habilidades diretamente pelo smartphone, tablet ou computador. “Os conteúdos aliam teoria e prática. Apresentamos conceitos da jardinagem; a área como um negócio; e dicas e orientações técnicas. Este leque de abordagens faz do curso uma capacitação completa ministrada por grandes especialistas do país”, afirma Vânia Chassot, engenheira agrônoma e responsável técnica pelo Pró-Jardim.
Há, ainda, apostilas complementares para ampliar a experiência e o conhecimento. O projeto está dividido em quatro módulos, que podem ser realizados de forma independente e a qualquer momento. O curso é permanente, não há prazo para encerrar as aulas e avaliações. Além disso, a marca pretende lançar outros módulos. O Pró-Jardim disponibiliza certificados mediante a conclusão dos módulos. É necessário atingir média igual ou superior a sete nas avaliações.
Além de Carol Costa e Vânia Chassot, fazem parte do corpo técnico do curso: a paisagista Nô Figueiredo, que é especialista em desenho ambiental e arquitetura da paisagem; Gabriela Pileggi, sócia-fundadora do “Jardineiro Fiel”, um estúdio de paisagismo especializado em jardins urbanos; Lúcia Borges, professora de cursos de Paisagismo desde 1995 e responsável pelo canal “Vida no Jardim”; Adriana Schuler, paisagista e bióloga, fundadora da Bendito Verde Paisagismo; Murilo Soares, engenheiro florestal, paisagista e especialista em plantas ornamentais, com participações no programa “É de Casa” da Rede Globo; Sydney Brasil, engenheiro florestal e engenheiro de segurança do trabalho; Fabrício Magayeski, consultor de negócios que atua como um facilitador na formação de novos empreendedores e Vander da Silva, fundador da Ecojardim Brasil, franquia especializada em serviços de jardinagem e paisagismo.
De acordo com o
gerente de Marketing da marca Rafael Zanoni, o mercado da jardinagem
tem um impacto extremamente positivo na economia brasileira e soma um
número crescente de adeptos. Ele explica que a intenção da marca é
qualificar profissionais que já têm um relacionamento com a marca e
desenvolver outros. “Pretendemos compartilhar conhecimento de
maneira gratuita e acessível para o maior número de pessoas, pois a
plataforma não tem limite de acesso”, relata.
“A jardinagem, além de uma profissão e fonte de renda para muitas famílias, pode ser simples e gerar diversos benefícios, como o aumento da qualidade de vida para os adeptos ocasionais”, finaliza. As inscrições estão abertas e disponíveis neste link.

Confira os temas de cada módulo

  • Módulo I - Jardinagem - Da Teoria à Prática: necessidades básicas das plantas, como manipular diferentes espécies, como planejar um espaço e fazer um diagnóstico do ambiente onde irá plantar, e como fazer reformas para que o projeto de jardinagem fique bonito por muito mais tempo.
  • Módulo II - Especializando na Jardinagem: entre os tópicos abordados estão a melhor época para podar, quais são as ferramentas que devem ser usadas, os principais tipos de poda, poda de limpeza, poda de formação, poda de raiz e como realizar uma poda bem feita.
  • Módulo III - Da Jardinagem ao Paisagismo: o módulo auxilia a ir além da jardinagem, trazendo ideias e conceitos paisagísticos, entendendo um pouco mais sobre estilos de jardim, princípios básicos na elaboração de projetos e introdução às grandes tendências do mercado, como urban jungle, lagos e piscinas naturais, jardins verticais e projetos produtivos.
  • Módulo IV - Jardinagem como Negócio: módulo voltado a quem deseja abrir o seu próprio negócio no ramo. Há dicas para formalizar uma empresa, métodos para trabalhar mais e melhor, como precificar o trabalho e como vender mais.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!