Dicas para deixar a área externa e piscina prontas para o verão

HAUS*
01/11/2018 19:50
Thumbnail

Foto: Reprodução/Pixabay

Para aproveitar ao máximo sua área de lazer externa, o primeiro passo é saber o que você espera do espaço. Descobrir se a finalidade é um canto de permanência para leitura, um prolongamento da área gourmet, um lugar para tomar banho de sol ou praticar yoga, ou até cantinhos para as crianças, como indicam as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, da EFTM Arquitetura.
“No caso de crianças é necessário observar a altura dos espaços com água, como piscinas ou espelhos d’água, para evitar afogamentos, a presença de plantas tóxicas, degraus e qualquer outro obstáculo que possa potencializar acidentes”, explicam, lembrando que os cuidados valem para os pets.
A segunda dica, muito importante, é fazer uso inteligente do paisagismo. Uma cenografia vegetal incorporada ao projeto com uma boa especificação das plantas é poderosa, pois é possível escolher espécies que floresçam na época de sua preferência e que tragam um cheiro característico, como lembra o arquiteto Gabriel Singeski, do escritório de Jorge Elmor.
Espaço elaborado pela Elmor Arquitetura com delimitação dos caminhos, paisagismo exuberante e cantinho de permanência. Foto: Rodrigo Ramirez/Divulgação
Espaço elaborado pela Elmor Arquitetura com delimitação dos caminhos, paisagismo exuberante e cantinho de permanência. Foto: Rodrigo Ramirez/Divulgação
“Uma boa área de lazer não se faz enchendo o espaço de elementos”, sentencia Singeski. “O mais importante é ponderar o que o cliente vai realmente utilizar. E criar espaços de pequena permanência, com floreiras, bancos, redes e caminhos delimitados.”
O uso de deques é uma saída prática. Essas estruturas podem assumir uma posição de protagonismo ou ser uma área de suporte, como no caso dos spas ou espaços gourmet. E atente para produtos, revestimentos e móveis pensados para aguentar todas as intempéries, com preferência para polímeros, fibras sintéticas e tecidos específicos para áreas externas.
Projeto das arquitetas Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski tem área externa, com deque e piscina, integrada ao espaço gourmet. Foto: Daniel Sorrentino/Divulgação
Projeto das arquitetas Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski tem área externa, com deque e piscina, integrada ao espaço gourmet. Foto: Daniel Sorrentino/Divulgação

Piscina pronta para verão

Depois dos dias frios de inverno , prepare a limpeza do espaço para aproveitar os dias de calor. Durante o intervalo entre os verões a piscina tende a ficar esquecida. Cobri-la não basta. A falta de tratamento da água gera acúmulo de folhas e a proliferação de algas – que pode causar a coloração verde da água.
Manter a piscina em condições de uso é essencial para um ambiente saudável e para evitar, além dos problemas mais comuns, o risco de focos do mosquito Aedes Aegypti. Para o cuidado da piscina, é importante ter atenção aos seguintes pontos:
Proejto do escritório Valliatti &amp; Tomasi Patrão.<br>Foto: Eduardo Macarios / Divulgação.
Proejto do escritório Valliatti &amp; Tomasi Patrão.<br>Foto: Eduardo Macarios / Divulgação.
1. Manter os níveis de alcalinidade e de pH da água. Desta forma, evita-se que os produtos químicos utilizados na limpeza percam o efeito e que a água possa causar irritação aos olhos e pele de quem fizer uso da piscina. Além disso, as peças metálicas e tubulações começam a sofrer corrosão em ambiente muito ácido. Se a água estiver muito alcalina (oposto de ácida), o processo de formação de calcário toma o lugar da corrosão, danificando equipamentos.
2. Fazer o tratamento de cloro periodicamente. Emerson Martins, da Cia. da Piscina, explica que o recomendável por fabricantes de equipamentos é que a cloração da piscina seja feita três vezes por semana, alternando com outros tratamentos necessários. Desta forma, o cloro faz o combate contra microorganismos indesejáveis.
3. Filtrar a água e aspirar o fundo. A filtragem da piscina, parte do tratamento físico, precisa ser feita diariamente, para remoção de impurezas que estejam na água. Silvestre Truch Filho, da Alkimia Serviços, sugere a filtragem por pelo menos 4 horas ao dia, sendo que os filtros podem ser programáveis para horários específicos. É importante lembrar que, por acumularem a sujeira da piscina, eles precisam ter a areia lavada e trocada de tempos em tempos. Da mesma maneira, a aspiração do fundo evita que folhas maiores travem o filtro.
4. Tratamentos químicos complementares. Assim como o cloro, outros tratamentos químicos importantes são o algicida, o clarificante e o detergente contra oleosidade. O primeiro ajuda no combate à formação de algas, e o segundo ajuda a manter a transparência da água. A sugestão é que a aplicação seja feita uma vez por semana, alternando com o cloro. Já o detergente, como o nome sugere, ajuda a manter a água livre de óleos (derivados de produtos de beleza e da própria pele).
5. Por fim, manter os equipamentos e maquinário com a manutenção em dia, e estocar corretamente os produtos químicos, completam a manutenção preventiva necessária para ter a piscina sempre em ordem, pronta para o verão.

LEIA TAMBÉM

* matéria publicada originalmente em out/2017.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!