Elas florescem no inverno também

Luan Galani
23/06/2015 13:00
Thumbnail

Amor-perfeito é uma boa pedida para embelezar jardim ou ambientes internos durante o inverno. Fotos: Thaysa Maso/Divulgação.

Dar cor aos jardins durante o inverno não é tarefa tão complicada. Basta saber em que espécies de plantas apostar. Muitas são resistentes a baixas temperaturas e atingem seu esplendor justamente nos períodos mais frios. Como, por exemplo, azaleias, gerânios, cerejeiras, orquídeas, amor-perfeito e boca-de-leão.
Mas, apesar da resistência ao frio, não dispensam cuidados, como lembra o biólogo Marcelo Muller, da floricultura Esalflores. “Independentemente do clima, é importante corrigir o solo duas vezes por ano, especialmente antes da chegada do inverno, realizando adubação para que as plantas estejam fortalecidas”, explica o profissional.
Devido à variação constante das temperaturas durante o inverno, que conta até com dias de sol e calor, é essencial regar as plantas ou o jardim duas vezes ao dia, principalmente no começo da manhã e no final da tarde. “É indicado prestar atenção na umidade da terra antes de molhá-la, pois o inverno também traz dias úmidos e a terra pode não estar muito seca”, diz Muller.
O único problema são as geadas. “É importante evitar o contato direto das plantas com o gelo, se possível [no caso dos ambientes internos], mas a manutenção da adubação auxilia para que cheguem exuberantes à primavera”, garante o especialista.
As orquídeas estão entre as plantas ornamentais que melhor conseguem se adaptar ao frio do Sul do país, com especial atenção aos gêneros cymbidium e phalaenopsis. Como destaca o orquidólogo David Yugue, presidente da associação Amigos do Jardim Botânico de Curitiba, o ideal para que essas flores cresçam e floresçam é colocá-las perto de janelas, em lugar ventilado, mas protegido do sol.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!