Frio pede mudanças no jardim

Laura Beal Bordin
22/05/2014 03:22
Thumbnail

Gailardia; Amor perfeito; Agapanthus; Grama São Carlos e Amendoim; Caliandra

Aquecedores, mantas, cobertores… e cuidados com o jardim. A chegada do inverno, no próximo mês, marca o início do período ideal para realizar um novo projeto de paisagismo, mudar algumas plantas de lugar, modificar a adubação, os hábitos de irrigação e também observar a existência de pragas e doenças no jardim. “No inverno, as espécies entram numa fase de transição e fica mais fácil observar os problemas”, explica a paisagista da Casa das Plantas, Cláudia Canales.
O ideal é manter o jardim com espécies que se adaptam ao clima instável do sul – com dias de muito frio intercalados com períodos mais quentes. Portanto, esqueça às plantas tropicais. “Opte por um jardim autossustentável, com 30% de espécies sazonais e 70% de espécies perenes, que são rústicas em sua maioria”, afirma a paisagista. Entre as espécies recomendadas estão: agapanthus, lantana, gailardia, amor perfeito, caliandra e as gramas São Carlos (curitibana) e amendoim.
Quando a estação muda, a forma de tratar as plantas também é diferente. A irrigação, ao contrário da realizada no verão, deve ser feita pela manhã, para que as plantas passem o dia hidratadas. “Quando regadas à noite, o frio da madrugada pode congelar a seiva e causar danos à espécie”, explica Cláudia.
No que diz respeito à adubação, a química deve ser substituída pela orgânica – que oferece nutrientes e cria uma estrutura para o solo se manter durante o inverno. A poda, por outro lado, deve ser feita apenas no fim do inverno, para que a planta cresça mais forte na primavera. A época também é ideal para a formação de pomares.

Proteção

De acordo com Cláudia, quando as noites são muito frias, uma cobertura deve ser feita sobre o jardim. A estrutura, que pode ser feita de lona, tela ou plástico, precisa ficar pelo menos a um palmo do topo da planta, para não sufocá-la. Caso a estrutura não tenha sido feita, a dica é molhá-las com água morna antes do nascer do sol, para que a seiva congelada possa correr normalmente, sem queimar as folhas.
A grama também exige cuidados na estação, e, ao invés do que se acredita, colocar terra sobre o tapete verde não é o ideal. “Uma mistura de areia com substrato estéril é o melhor para manter a grama verdinha”, conclui.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!