Agricultura urbana

Paisagismo e Jardinagem

Imensa horta urbana sobre telhado é inaugurada em Paris

Daliane Nogueira
21/08/2020 20:15
Thumbnail

Fazenda urbana em Paris tem 14 mil metros quadrados e produzira cerca de mil frutas e vegetais todos os dias. | Agripolis / Reprodução

Usar coberturas de prédio para os mais diferentes fins já ficou relativamente comum. Há as que viram área de lazer, abrigam piscinas ou são apenas um local ao ar livre para observação. Mas, se há espaço livre, porque não torná-lo produtivo? Assim, surgiram as hortas e fazendas urbanas em coberturas.
Uma das maiores do mundo foi recentemente inaugurada em Paris, na França. Trata-se de um espaço de 14 mil metros quadrados onde haverá a produção de mais de mil frutas e vegetais todos os dias, de cerca de 20 espécies diferentes.
O projeto fica no Paris Expo Porte de Versailles – maior centro de exposições da França – e foi nomeado de Nature Urbaine. O cultivo será comandado por 20 jardineiros que não usarão agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Além disso, a fazenda fará uso das técnicas hidropônica e aeropônica, lançando mão de estruturas de bambu e PVC, reduzindo o uso de terra.
"A Nature Urbaine é um degrau para uma Paris mais resiliente. Permite a criação de vínculos sociais, a reconexão dos parisienses com a natureza, a conscientização de uma alimentação melhor, o abastecimento de produtos frescos e locais, além do desenvolvimento da natureza na cidade, da biodiversidade e a criação de empregos verdes”, destaca em comunicado Pascal Hardy, presidente da Agripolis, empresa que coordena o projeto.
Os produtos serão em parte consumidos no próprio local, pelo recém-inaugurado bar e restaurante Le Perchoir, que tem um terraço panorâmico e faz parte de uma rede descolada de rooftops da cidade. O restante será vendido em mercados menores, no 15º distrito de Paris.
De acordo com os administradores, acontecerão oficinas, passeios educacionais sobre agricultura urbana, entre outros eventos no local. Inserido em meio ao anel viário da cidade, sempre congestionado, o Nature Urbaine quer ser uma ilha verde em meio ao cenário. A previsão é de que em dois anos, todo o telhado do pavilhão 6 do parque de exposições esteja repleto de plantas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!