Jabuticabeira dentro de casa? Saiba como ter a sua

Tanto casas como apartamentos podem ter sua própria jabuticabeira em ambientes internos - o segredo é luz e água abundantes

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

por Aléxia Saraiva

28/07/2019

compartilhe

Ter jabuticabas colhidas direto do pé não é um privilégio de casas do interior ou das que dispõem de um grande quintal. Criar uma árvore dentro de casa é possível — ela pode até ficar ao alcance da mão, ao lado do sofá. E a regra básica para que frutifique não é nenhum segredo: água, muita água!

Segundo André Eyng Possolli, sócio da empresa de paisagismo Casa das Plantas, a jabuticabeira é uma árvore frutífera que vai bem em meia-sombra, ou seja: não precisa de sol direto durante todo o dia, mas de boa iluminação durante pelo menos meio período.

>> Quer começar a trazer plantas para dentro de casa? Veja 5 dicas para iniciantes na jardinagem

“O ideal é prever um espaço para a jabuticabeira já no projeto arquitetônico, antes da construção da casa, porque é difícil encontrar uma entrada de luz tão boa quanto a planta precisa”, explica. No entanto, os moradores de apartamento podem adequar a situação conforme o espaço, colocando a árvore em um vaso grande. “Nesse caso, você compensa o espaço reprimido com uma adubação frequente”, complementa Possolli.

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Água, luz e terra adubada

Uma casa com pegada modernista assinada pela arquiteta Patrícia Azoni previa dois espaços para jardim: um no nível superior da sala, outro no inferior, ambos com recorte na laje, para que o canteiro tivesse contato diretamente com a terra.

>> Como se livrar de formigas, pulgões, cochonilhas e lagartas nas plantas

Centralizado no ponto focal da circulação principal da casa, com um pé-direito de cinco metros de altura e uma janela zenital de 2,5 m, o canteiro superior tem a iluminação e a ventilação ideais para a jabuticabeira.

Foto: Rodrigo Ramirez

No andar inferior, que aproveita o desnível natural do terreno, o jardim se divide entre a parede e o piso. A inspiração para a escolha das espécies foram jardins ingleses — que costumam misturar diferentes folhagens e espécies. “É um jardim que levanta a dúvida: será que isso cresceu aqui ou foi plantado depois?”, conta Possolli, responsável pela execução do jardim.

“É um contraponto com a arquitetura, que é milimetricamente desenhada. O jardim, bem mais orgânico, deu uma leveza à geometria pulsante da arquitetura da casa”, complementa Azoni.

Foto: Rodrigo Ramirez

Jabuticabeira planejada

O contato com o solo também foi desenhado previamente pelo arquiteto Andre Mares para a nova residência de um casal que sonhava com a jabuticabeira na sala. Para isso, o projeto previu não só o canteiro sem laje, mas também uma janela com pé-direito duplo de cinco metros de altura em uma das esquinas da casa, feita toda em vidro e com janelas que permitem ventilação e entrada de luz solar.

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

A árvore frutifica ao menos quatro vezes ao ano, e o segredo para isso é a rega abundante. Isso vale não só para as raízes: molhar folhas e tronco também ajuda a espécie a se hidratar e dar frutos melhores. Se o caso for de uma jabuticabeira em um vaso, não hesite em arrastá-lo para a lavanderia e dar um banho em toda a planta. Podas periódicas no topo da árvore também ajudam a controlar e direcionar seu crescimento.

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Possolli vê nas jabuticabeiras uma boa solução para criar um refúgio dentro de casa. “Quando o trabalho é muito estressante, o jardim se torna uma fuga e a planta traz bem-estar”, conta o profissional. Trazer as plantas para dentro de casa é resgatar aquele ambiente que você naturalmente tinha no interior, na casa da vó, para relaxar e descansar. Hoje, com lugares cada vez menores, a gente precisa trazer o jardim pra dentro”.

LEIA MAIS

De árvore na sala a um cantinho verde, 7 projetos inspiram a trazer plantas para casa

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você