Jabuticabeira dentro de casa? Saiba como ter a sua

Aléxia Saraiva
28/07/2019 11:52
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Ter jabuticabas colhidas direto do pé não é um privilégio de casas do interior ou das que dispõem de um grande quintal. Criar uma árvore dentro de casa é possível — ela pode até ficar ao alcance da mão, ao lado do sofá. E a regra básica para que frutifique não é nenhum segredo: água, muita água!
Segundo André Eyng Possolli, sócio da empresa de paisagismo Casa das Plantas, a jabuticabeira é uma árvore frutífera que vai bem em meia-sombra, ou seja: não precisa de sol direto durante todo o dia, mas de boa iluminação durante pelo menos meio período.
“O ideal é prever um espaço para a jabuticabeira já no projeto arquitetônico, antes da construção da casa, porque é difícil encontrar uma entrada de luz tão boa quanto a planta precisa”, explica. No entanto, os moradores de apartamento podem adequar a situação conforme o espaço, colocando a árvore em um vaso grande. “Nesse caso, você compensa o espaço reprimido com uma adubação frequente”, complementa Possolli.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Água, luz e terra adubada

Uma casa com pegada modernista assinada pela arquiteta Patrícia Azoni previa dois espaços para jardim: um no nível superior da sala, outro no inferior, ambos com recorte na laje, para que o canteiro tivesse contato diretamente com a terra.
Centralizado no ponto focal da circulação principal da casa, com um pé-direito de cinco metros de altura e uma janela zenital de 2,5 m, o canteiro superior tem a iluminação e a ventilação ideais para a jabuticabeira.
Foto: Rodrigo Ramirez
Foto: Rodrigo Ramirez
No andar inferior, que aproveita o desnível natural do terreno, o jardim se divide entre a parede e o piso. A inspiração para a escolha das espécies foram jardins ingleses — que costumam misturar diferentes folhagens e espécies. “É um jardim que levanta a dúvida: será que isso cresceu aqui ou foi plantado depois?”, conta Possolli, responsável pela execução do jardim.
“É um contraponto com a arquitetura, que é milimetricamente desenhada. O jardim, bem mais orgânico, deu uma leveza à geometria pulsante da arquitetura da casa”, complementa Azoni.
Foto: Rodrigo Ramirez
Foto: Rodrigo Ramirez

Jabuticabeira planejada

O contato com o solo também foi desenhado previamente pelo arquiteto Andre Mares para a nova residência de um casal que sonhava com a jabuticabeira na sala. Para isso, o projeto previu não só o canteiro sem laje, mas também uma janela com pé-direito duplo de cinco metros de altura em uma das esquinas da casa, feita toda em vidro e com janelas que permitem ventilação e entrada de luz solar.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
A árvore frutifica ao menos quatro vezes ao ano, e o segredo para isso é a rega abundante. Isso vale não só para as raízes: molhar folhas e tronco também ajuda a espécie a se hidratar e dar frutos melhores. Se o caso for de uma jabuticabeira em um vaso, não hesite em arrastá-lo para a lavanderia e dar um banho em toda a planta. Podas periódicas no topo da árvore também ajudam a controlar e direcionar seu crescimento.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Possolli vê nas jabuticabeiras uma boa solução para criar um refúgio dentro de casa. “Quando o trabalho é muito estressante, o jardim se torna uma fuga e a planta traz bem-estar”, conta o profissional. Trazer as plantas para dentro de casa é resgatar aquele ambiente que você naturalmente tinha no interior, na casa da vó, para relaxar e descansar. Hoje, com lugares cada vez menores, a gente precisa trazer o jardim pra dentro”.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!